Câmara aprova fim da obrigatoriedade de férias escolares durante Copa do Mundo Feminina de 2027

Projeto permite que redes públicas e privadas decidam se vão alterar o calendário escolar durante o período do Mundial

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta segunda-feira (31), um projeto que acaba com a obrigatoriedade de escolas públicas e privadas ajustarem as férias de 2027 para coincidir com todo o período da Copa do Mundo Feminina.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Com a mudança, os sistemas de ensino terão autonomia para decidir se vão modificar ou manter o calendário escolar durante a realização da competição. A proposta agora segue para análise do Senado.

Publicidade

Atualmente, uma legislação aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada em junho deste ano estabelece regras relacionadas à realização do Mundial no Brasil.

Projeto transforma obrigação em possibilidade

A regra em vigor determina que os sistemas de ensino “deverão” adaptar os calendários escolares para que as férias do fim do primeiro semestre de 2027 incluam todo o período entre a abertura e o encerramento da Copa do Mundo Feminina.

A determinação vale para escolas das redes pública e privada em todo o país. Na prática, estados e municípios precisariam reorganizar o calendário letivo, inclusive em cidades que não receberão partidas da competição.

O projeto aprovado pela Câmara, porém, altera essa exigência. Pelo novo texto, os sistemas de ensino “poderão” fazer os ajustes necessários para que as férias coincidam, “tanto quanto possível”, com o período do Mundial.

Dessa forma, cada rede poderá decidir se antecipa, adia ou reorganiza as férias escolares, conforme sua realidade e necessidade.

Autonomia para estados e municípios

A proposta foi apresentada pela deputada Any Ortiz (PP-RS) e teve parecer do deputado Alex Manente (Cidadania-SP).

Ao defender a alteração, o relator argumentou que uma regra única para todo o país não considera as diferenças existentes entre os estados e municípios brasileiros.

Segundo a avaliação apresentada durante a tramitação, a realidade das cidades que receberão jogos pode ser diferente daquela enfrentada por municípios que não terão qualquer partida da Copa do Mundo Feminina.

Com isso, o projeto busca dar maior flexibilidade aos responsáveis pelos sistemas de ensino para definir a melhor organização do calendário de 2027.

Santa Catarina ultrapassa São Paulo e lidera ranking de competitividade do Brasil
Foto: Reprodução Canva

Escolas terão de cumprir carga horária mínima

Mesmo que uma rede decida modificar o período das férias por causa da competição, as escolas continuarão obrigadas a cumprir as determinações previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Entre as exigências que precisam ser preservadas estão a carga horária mínima prevista em lei e os 200 dias de efetivo trabalho escolar.

Assim, uma eventual mudança nas férias não poderá reduzir o período obrigatório de atividades letivas. A reorganização deverá respeitar todas as regras educacionais vigentes.

Para que a alteração entre em vigor, o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Senado.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações Metrópoles

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Filhas de candidato a deputado em SC morrem em acidente

O município de São Miguel do Oeste, no Extremo...

Senai Videira e Caçador na maior feira do setor plástico da América Latina

Representantes do Senai de Videira e de Caçador participaram...

Terça-feira terá temporais isolados e avanço do frio em SC

A terça-feira (01) será marcada pelo afastamento gradual da...

Problema no gerador suspende atendimento em setores do PAME nesta terça-feira

Alguns serviços de saúde de Videira terão atendimento suspenso...

Faltam 10 dias! Expo Videira terá shows nacionais e mais de 240 expositores

A contagem regressiva para a Expo Videira 2026 já...

TSE restringe campanha digital de Renan Santos à Presidência

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou restrições à campanha...

Quatro pessoas desaparecem durante trilha em cânion próximo a SC

Quatro pessoas estão desaparecidas desde o fim da manhã...