Educação

Congresso estuda proibição de celulares em escolas para 2025

As escolas brasileiras poderão começar o ano letivo de 2025 com uma nova legislação. A proposta visa proibir o uso de celulares em instituições públicas e privadas. Integrantes do Congresso e do Ministério da Educação (MEC) confirmam que o tema está pacificado, facilitando a aprovação do projeto de lei até o fim do ano.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Após as eleições municipais, a intenção é acelerar a tramitação.

Apesar do consenso aparente, uma disputa pelo protagonismo do projeto se desenrola nos bastidores.

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), pautou o tema nacionalmente, enquanto o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) avança com sua própria proposta.

Diversas pesquisas demonstram que o uso de celulares prejudica a aprendizagem.

Veja também

TCE/SC exige respostas sobre educação digital em escolas municipais

Unoesc Day reúne mais de 1,7 mil pessoas em Videira

Países como Finlândia, Holanda e Estados Unidos já adotaram políticas de restrição. Um relatório da Unesco aponta efeitos negativos do uso de celulares, especialmente na memória e compreensão.

Uma pesquisa recente do Datafolha revela que 62% da população apoia a proibição de celulares nas escolas.

Esse apoio é similar entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Movimentos da sociedade civil, como o Desconecta, também crescem, pedindo a proibição.

O consenso popular pode ajudar o MEC a ganhar apoio no Congresso.

Tecnologia x educação

No MEC, há preocupação em não demonizar a tecnologia, que pode ser aliada em processos educacionais. O governo quer incluir políticas de educação midiática e uso consciente dos celulares.

Diego Garcia expressou disposição para incluir contribuições do MEC. Ele afirmou que o projeto está maduro e acolhe sugestões de todos os partidos.

Votação

A expectativa é que o projeto seja pautado para votação na próxima sessão na Comissão de Educação.

O projeto em debate na Câmara foi apresentado pelo deputado Alceu Moreira (MDB-RS) em 2015 e já tem 12 apensados.

O relator, Diego Garcia (Republicanos-PR), propõe que alunos da educação infantil até o 5º ano não possam ter celulares. Já os alunos do 6º ao 9º e do ensino médio podem portar, mas não usar durante as aulas.

A proposta permite exceções para o uso pedagógico, sob supervisão do professor, e para alunos com necessidades especiais.

Se aprovado, o texto seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois para o Senado. A meta é concluir a tramitação na Câmara ainda este ano, garantindo agilidade no Senado.

Caso o projeto seja aprovado, a medida valerá para todo o País. As escolas terão autonomia para decidir como implementar a proibição.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Avaí/Kindermann vence o Vasco e entra no G4 do Brasileiro A2

As meninas do Avaí/Kindermann derrotaram na tarde deste sábado (17) a equipe do Vasco da…

9 horas ago

Homem morre após ferimento de arma branca na perna

Na manhã deste sábado (18), uma guarnição dos Bombeiros Militares de Santa Cecília foi acionada…

18 horas ago

Cobalchini anuncia R$ 900 mil em recursos para Calmon

Na noite desta quinta-feira (15), o deputado federal Valdir Cobalchini esteve em Calmon para anunciar…

19 horas ago

Ação policial identifica adolescente vítima de exploração

Na noite de quinta-feira (15), a Polícia Militar de Caçador participou de mais uma etapa…

19 horas ago

Tangará inicia projeto com oficinas do SESI e SENAI

Estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Crescer e Aprender, em Tangará, estão…

19 horas ago

Como deixar o vidro do box brilhando sem usar produtos caros nem passar trabalho

Pouca gente confessa, mas todo mundo repara: o vidro do box opaco, cheio de manchas…

20 horas ago

This website uses cookies.