Dia Internacional da Síndrome de Down destaca a importância da inclusão

Em Santa Catarina, estima-se que aproximadamente 30.000 pessoas vivam com Síndrome de Down

Hoje, 21 de março, marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma ocasião importante para aumentar a conscientização sobre essa condição genética e destacar a necessidade de cuidados especiais para aqueles que vivem com ela.

Em Videira, Santa Catarina, Maria Campos Macari, diretora da APAE, enfatiza a relevância desse dia para promover discussões e oferecer apoio às famílias.

Maria explica que a escolha dessa data se deve à associação da síndrome com o cromossomo 21 e destaca que não se trata apenas de uma comemoração, mas sim de uma oportunidade para educar e apoiar aqueles que são afetados pela condição.

Publicidade

Ela ressalta a importância de aceitar e entender a síndrome desde cedo, além de buscar tratamentos especializados para garantir o desenvolvimento saudável e a inclusão social das pessoas com síndrome de Down.

No entanto, Maria reconhece que ainda existe um estigma em torno da síndrome, especialmente para as famílias que recebem o diagnóstico durante a gestação.

Ela enfatiza a necessidade de eliminar preconceitos e oferecer apoio desde o início para promover o desenvolvimento ideal das crianças.

Em Santa Catarina

Em Santa Catarina, estima-se que aproximadamente 30.000 pessoas vivam com Síndrome de Down, o que equivale a cerca de 0,2% da população total do estado.

A cada ano, nascem cerca de 200 crianças com essa síndrome em Santa Catarina, representando aproximadamente 1 em cada 700 nascimentos.

Além disso, a expectativa de vida para pessoas com Síndrome de Down no estado é de cerca de 60 anos, um aumento significativo em relação às décadas anteriores, quando era de apenas 25 anos.

Veja também

Jana Guedes conclui mandato como deputada estadual

Atletas e paratletas videirenses brilham nos jogos estaduais

Esses dados destacam a importância de conscientização e suporte adequado para os indivíduos com Síndrome de Down em Santa Catarina, visando garantir uma melhor qualidade de vida e inclusão na sociedade.

Dia 21 de março

O dia 21 de março foi designado como o Dia Internacional da Síndrome de Down em virtude da trissomia do 21º cromossomo, uma anomalia genética que resulta na síndrome.

Essa data foi eleita com o intuito de ampliar a conscientização sobre a condição e fomentar a integração das pessoas com Síndrome de Down na sociedade.

A iniciativa foi proposta pela Down Syndrome International e ratificada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, marcando o início das celebrações anuais a partir de 2012.

O 21 de março proporciona uma ocasião para reconhecer as conquistas das pessoas com Síndrome de Down e para promover a compreensão e aceitação dessa condição. Além disso, serve como um momento para destacar os obstáculos enfrentados e para impulsionar esforços em prol de uma sociedade mais inclusiva.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mega 30 anos: apostas de Santa Catarina acertam cinco números

O sorteio especial de 30 anos da Mega-Sena movimentou...

Família sai ilesa após carro sair da pista na SC-350 em Santa Cecília

Uma família escapou sem ferimentos após um acidente de...

Polícia Ambiental apreende arma após perseguição e acidente em Monte Carlo

A Polícia Militar Ambiental realizou uma ação de fiscalização...

Homem investigado por violência doméstica é preso após tentar fugir em Monte Carlo

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta sexta-feira...

Obras em Videira: Carelli detalha investimentos de R$ 37 milhões no município

O prefeito de Videira, Wilmar Carelli, participou do programa...

Câmara antecipa sessão e vota moção à Escola de Pais e projeto para mulheres

A Câmara de Vereadores de Videira realiza nesta segunda-feira,...

Atleta de Porto União é contratado por equipe gaúcha de futsal

O jovem atleta David Lumikoski Neto, de 21 anos,...

Carboni IVECO reinaugura concessionária em Joinville

A Carboni IVECO celebrou, na noite desta quinta-feira (21),...