Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Dia Internacional da Síndrome de Down destaca a importância da inclusão

Em Santa Catarina, estima-se que aproximadamente 30.000 pessoas vivam com Síndrome de Down

Hoje, 21 de março, marca o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma ocasião importante para aumentar a conscientização sobre essa condição genética e destacar a necessidade de cuidados especiais para aqueles que vivem com ela.

Em Videira, Santa Catarina, Maria Campos Macari, diretora da APAE, enfatiza a relevância desse dia para promover discussões e oferecer apoio às famílias.

Maria explica que a escolha dessa data se deve à associação da síndrome com o cromossomo 21 e destaca que não se trata apenas de uma comemoração, mas sim de uma oportunidade para educar e apoiar aqueles que são afetados pela condição.

Publicidade

Ela ressalta a importância de aceitar e entender a síndrome desde cedo, além de buscar tratamentos especializados para garantir o desenvolvimento saudável e a inclusão social das pessoas com síndrome de Down.

No entanto, Maria reconhece que ainda existe um estigma em torno da síndrome, especialmente para as famílias que recebem o diagnóstico durante a gestação.

Ela enfatiza a necessidade de eliminar preconceitos e oferecer apoio desde o início para promover o desenvolvimento ideal das crianças.

Em Santa Catarina

Em Santa Catarina, estima-se que aproximadamente 30.000 pessoas vivam com Síndrome de Down, o que equivale a cerca de 0,2% da população total do estado.

A cada ano, nascem cerca de 200 crianças com essa síndrome em Santa Catarina, representando aproximadamente 1 em cada 700 nascimentos.

Além disso, a expectativa de vida para pessoas com Síndrome de Down no estado é de cerca de 60 anos, um aumento significativo em relação às décadas anteriores, quando era de apenas 25 anos.

Veja também

Jana Guedes conclui mandato como deputada estadual

Atletas e paratletas videirenses brilham nos jogos estaduais

Esses dados destacam a importância de conscientização e suporte adequado para os indivíduos com Síndrome de Down em Santa Catarina, visando garantir uma melhor qualidade de vida e inclusão na sociedade.

Dia 21 de março

O dia 21 de março foi designado como o Dia Internacional da Síndrome de Down em virtude da trissomia do 21º cromossomo, uma anomalia genética que resulta na síndrome.

Essa data foi eleita com o intuito de ampliar a conscientização sobre a condição e fomentar a integração das pessoas com Síndrome de Down na sociedade.

A iniciativa foi proposta pela Down Syndrome International e ratificada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, marcando o início das celebrações anuais a partir de 2012.

O 21 de março proporciona uma ocasião para reconhecer as conquistas das pessoas com Síndrome de Down e para promover a compreensão e aceitação dessa condição. Além disso, serve como um momento para destacar os obstáculos enfrentados e para impulsionar esforços em prol de uma sociedade mais inclusiva.

Fonte:
Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vegas se aposenta após 7 anos de serviço e está em busca de um novo lar

Depois de sete anos dedicados ao serviço, a cadela...

Com 45 paratletas, Videira disputa Parajasc 2025 em Lages

Entre os dias 16 e 21 de setembro, Videira...

Santa Catarina lidera produção de carne suína e puxa crescimento do PIB

Santa Catarina conquistou avanço de 5,4% no Produto Interno...

Berlanda pede equipamentos para reforçar presídio de Videira

O deputado Nilso Berlanda (PL) apresentou uma Indicação ao...

Atirador invade pousada e fere homem em tentativa de homicídio em SC

A Polícia Civil de Santa Catarina abriu investigação para...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina começa terça-feira com chuva, mas tempo melhora ao longo do dia

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que...

Homem que tentou invadir o Palácio do Planalto é do Meio-Oeste de SC

Na madrugada de quarta-feira, 10 de setembro, por volta...

Motorista de aplicativo é preso por estupro em Caçador

Na madrugada deste domingo, dia 7 de setembro, a...

Atriz caçadorense estreia como protagonista em filme

A atriz caçadorense Alana Bortolini será a protagonista do...

Criança de 2 anos é morta a facadas pela mãe em SC

Uma tragédia abalou Balneário Gaivota, no extremo sul catarinense,...

Outros Tópicos Interessantes