O modelo de educação cívico-militar em Santa Catarina segue em crescimento. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o estado deve contar com 17 escolas nesse formato até o final de 2025.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Atualmente, 15 instituições públicas estaduais já adotam o modelo. A expansão ocorrerá com a inclusão de mais duas unidades ainda neste segundo semestre: a EEF Hugo Roepke, no município de Timbó, e a EEB Inspetor Eurico Rauen, localizada em Videira.
O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares foi criado em dezembro de 2023. A proposta une a atuação da equipe pedagógica com o apoio de militares, com foco na formação de valores como disciplina, civismo, respeito e cooperação.
Para que uma escola integre o programa, é necessário um processo claro. O gestor escolar, o presidente da Associação de Pais e Professores e o Conselho Deliberativo devem manifestar interesse formal. Após isso, ocorre uma consulta junto à comunidade escolar.
Se houver apoio da maioria e disponibilidade de militares na região, a escola passa a receber um oficial e monitores. Esses profissionais atuam especialmente em ações de prevenção à evasão escolar e à violência dentro das escolas.
O número de militares designados varia conforme o número de alunos matriculados. Apesar da atuação conjunta, a Secretaria garante que não há interferência no conteúdo pedagógico nem na gestão acadêmica da escola.
Escolas participantes do programa em SC
Novas em 2025
- EEB Prof. Neusa Ostetto Cardoso (Araranguá)
- EEB Sólon Rosa (Curitibanos)
- EEB Walmor Ribeiro (Ibirama)
- EEF Francisco de Paula Seara (Itajaí)
- EEB Prof. Maria Paula Feres (Mafra)
- EEF Hugo Roepke (Timbó)
- EEB Inspetor Eurico Rauen (Videira)
Já integradas desde 2024
- EEB Cel Pedro Christiano Feddersen (Blumenau)
- EEB Prof. Irene Stonoga (Chapecó)
- EEB Joaquim Ramos (Criciúma)
- EEB Prof. Emerita Duarte de Souza (Biguaçu)
- EEB Ildefonso Linhares (Florianópolis)
- EEB Prof. Ângelo Cascaes Tancredo (Palhoça)
- EEB São José (Herval D’Oeste)
- EEB Cora Batalha da Silveira (Lages)
- EEB Prof. Jaldyr Bhering F. da Silva (São Miguel do Oeste)
- EEB Henrique Fontes (Tubarão)