Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024, o percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa. A informação foi divulgada na noite deste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O MEC também registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas este ano se inscreveram no Enem. O percentual em 2023 foi de 58%. Em 14 estados, o índice chegou a 100%. Na Região Nordeste, o único estado que não atingiu essa proporção foi o Maranhão (83%).
“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, comparou Camilo Santana.
As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova, e quase 150 mil salas. De acordo com o ministro, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências.
Veja também
Mais de 4 milhões de brasileiros fazem o Enem neste domingo
Cará é campeão do Amador da 1ª Divisão
“Isso foi um passo importante este ano”, disse o ministro que afirmou que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.
Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.
O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências e problemas logísticos como emergências médicas; interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água.
“O participante que foi afetado com alguma ocorrência de problema logístico pode requisitar realizar a nova prova”, assegurou Camilo Santana. O candidato deve fazer a solicitação de reaplicação na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.
Gabarito
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), anunciou que divulgará o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 no dia 20 de novembro. As provas do Enem começaram neste domingo (3), com milhões de estudantes participando em todo o país.
A publicação do gabarito será feita exclusivamente na página oficial do Enem no portal do Inep, reforçando a segurança e confiabilidade do processo. No entanto, o gabarito não permite que os participantes calculem diretamente suas notas.
Esse impedimento ocorre porque o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na correção das provas, metodologia que atribui pesos diferentes para cada questão. Assim, a nota final depende do desempenho geral do participante, além de outros fatores.
A TRI visa avaliar com maior precisão o conhecimento dos estudantes, penalizando possíveis acertos ao acaso. Dessa forma, o Enem busca oferecer uma avaliação justa e completa do aprendizado dos participantes.
Portal RBV nas redes sociais