Educação

Enem 2024: Confira informações sobre abstenções e gabarito

Balanço preliminar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mostra que caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024, o percentual de candidatos inscritos que não se apresentaram para fazer as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação dissertativa-argumentativa. A informação foi divulgada na noite deste domingo (3) pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O MEC também registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas este ano se inscreveram no Enem. O percentual em 2023 foi de 58%. Em 14 estados, o índice chegou a 100%. Na Região Nordeste, o único estado que não atingiu essa proporção foi o Maranhão (83%).

“A gente considera que foi um salto importante, um esforço que o ministério tem feito para estimular que o aluno se inscreva no Enem. Até antes de 2023, sempre havia uma queda, um declínio no número de inscritos, e agora nós estamos retomando o crescimento, são quase 1 milhão [de candidatos] a mais”, comparou Camilo Santana.

As provas e a redação foram aplicadas em 1.753 municípios, 10.776 locais de prova, e quase 150 mil salas. De acordo com o ministro, 90% dos candidatos inscritos foram alocados em até 10 quilômetros das suas residências.

Veja também

Mais de 4 milhões de brasileiros fazem o Enem neste domingo

Cará é campeão do Amador da 1ª Divisão

“Isso foi um passo importante este ano”, disse o ministro que afirmou que “todas as ações este ano foram cumpridas no horário da entrega das provas” e que houve aprimoramento dos protocolos de segurança.

Quase 5 mil candidatos (4.999) foram eliminados por deixarem o local da prova levando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais de aplicação; por portar equipamento eletrônico; por se ausentar antes do horário permitido; por utilizar impressos; ou por não atender orientações dos fiscais.

O primeiro dia do Enem também registrou 689 ocorrências e problemas logísticos como emergências médicas; interrupções temporárias de energia elétrica e problemas de abastecimento de água.

“O participante que foi afetado com alguma ocorrência de problema logístico pode requisitar realizar a nova prova”, assegurou Camilo Santana. O candidato deve fazer a solicitação de reaplicação na página do Enem, no período de 11 a 15 de novembro.

Gabarito

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), anunciou que divulgará o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 no dia 20 de novembro. As provas do Enem começaram neste domingo (3), com milhões de estudantes participando em todo o país.

A publicação do gabarito será feita exclusivamente na página oficial do Enem no portal do Inep, reforçando a segurança e confiabilidade do processo. No entanto, o gabarito não permite que os participantes calculem diretamente suas notas.

Esse impedimento ocorre porque o Inep adota a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na correção das provas, metodologia que atribui pesos diferentes para cada questão. Assim, a nota final depende do desempenho geral do participante, além de outros fatores.

A TRI visa avaliar com maior precisão o conhecimento dos estudantes, penalizando possíveis acertos ao acaso. Dessa forma, o Enem busca oferecer uma avaliação justa e completa do aprendizado dos participantes.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Milhares de fiéis participam da 33ª Romaria ao Santuário de Fátima em Fraiburgo

Milhares de fiéis participaram da 33ª Romaria Diocesana ao Santuário Nossa Senhora de Fátima, Mãe…

16 minutos ago

Carlos Kreuz é eleito presidente do MDB de Caçador

O MDB de Caçador realizou neste domingo (18) na Câmara de Vereadores sua convenção partidária…

24 minutos ago

INSS passará a exigir biometria para novos empréstimos consignados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma mudança importante que afeta aposentados e…

32 minutos ago

STF inicia julgamento de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta segunda-feira (19), às 15h, a etapa de depoimentos…

46 minutos ago

Victor Salmória é o novo presidente do MDB de Videira

No último sábado, 17 de maio, o MDB de Videira realizou sua Convenção Municipal, marcando…

3 horas ago

Jorginho Mello amplia Estrada Boa com apoio do Banco Mundial

Em missão oficial aos Estados Unidos, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, avançou com…

3 horas ago

This website uses cookies.