A Escola Municipal Professora Jacy Falchetti, localizada em Arroio Trinta, no Oeste Catarinense, destacou-se na 2ª edição do Prêmio Lume, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A escola foi reconhecida como uma das melhores em alfabetização ao término do 2º ano do Ensino Fundamental. Esse prêmio visa identificar e premiar escolas públicas que implementam práticas eficazes de alfabetização, alinhadas aos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A avaliação foi realizada em três etapas: pré-qualificação, mérito e validação.
Na pré-qualificação, as escolas foram ordenadas com base nos dados do Censo Escolar 2023 e da Avaliação Alfabetiza SC. Na etapa de mérito, foram selecionadas as escolas com maior pontuação. Por fim, a validação consistiu na aplicação de questionários e entrevistas para comprovar as evidências dos indicadores de classificação.
A Escola Municipal Professora Jacy Falchetti, carinhosamente conhecida como Projaf, foi uma das vencedoras na mesorregião do Oeste Catarinense.
Veja também
Fraiburgo sedia encontro regional de turismo e elege nova diretoria
Comitiva de Videira busca recursos em Brasília para ampliação do hospital
A coordenadora pedagógica da escola, Adriana Pirola Ansiliero, enfatiza a importância de um olhar atento às necessidades individuais dos alunos, desenvolvendo atividades específicas para superar desafios como leitura, produção de textos e jogos educativos. Essa abordagem envolve toda a equipe escolar e os próprios alunos, criando um ambiente colaborativo e acolhedor.
Atualmente, a escola atende 235 alunos e continua a implementar práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento integral dos estudantes.
A diretora Ivoni Bosa Cossa destaca que a integração de novas tecnologias, como os equipamentos recebidos, enriquece o aprendizado e contribui para a melhoria contínua da qualidade educacional.
Recentemente, o Promotor de Justiça Willian Valer visitou a escola para entregar um kit de premiação, composto por um tablet, cinco smartphones e estojos de canetas coloridas.
Durante a visita, ele incentivou os alunos a dedicarem-se aos estudos, afirmando:
“A educação mudou a minha vida e também pode mudar a de vocês. Dediquem-se aos estudos e os resultados virão.”
Além disso, destacou a importância de valores essenciais como respeito, disciplina e escolhas responsáveis para um futuro promissor.
Prêmio Lume
O Prêmio Lume é uma iniciativa do MPSC que busca identificar, reconhecer e premiar escolas públicas de Santa Catarina que se destacam em práticas de alfabetização.
A 2ª edição do prêmio teve como foco a garantia da alfabetização ao término do 2º ano do Ensino Fundamental, com a participação de escolas estaduais e municipais que realizaram a Avaliação Alfabetiza SC.
As vencedoras receberam um certificado de reconhecimento e uma placa comemorativa, e todas as escolas classificadas na etapa de validação também foram reconhecidas pelo seu empenho e dedicação
Além de Arroio Trinta, as escolas vencedoras receberam um certificado de reconhecimento e uma placa comemorativa. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 19 de novembro de 2024, em Florianópolis, com a palestra do escritor Fabrício Carpinejar, destacando a importância da transformação pelo afeto na educação.
Nossas Redes Sociais