João Vitor - PORTAL RBV
A escola estadual Irmão Leo, em Caçador, promoveu um evento chamado 1º Café Filosófico nesta sexta-feira (24). O evento reuniu alunos, professores e funcionários da unidade de ensino para discutir questões atuais e relevantes para a sociedade.
Através de várias atividades ao longo do dia, o evento busco debater o tema: “Jovens na Sociedade e o Respeito do Reconhecimento e da Valorização das Heranças Africanas, indígenas e do Convívio com o Meio-Ambiente”.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A diretora do IFSC, Danielle Regina, ressalta a importância das parcerias entre instituições de esfera pública.” Participar desse evento no Irmão Leo é crucial para a troca e o compartilhamento de saberes. Estimulamos nossos alunos desde o primeiro ano a serem protagonistas, compartilhando o conhecimento adquirido ao longo do ano letivo.”
O diretor da Escola Irmão Leo, Felipe Citadin, explicou que o Café Filosófico visa abrir uma discussão com os alunos sobre temas relevantes, oportunizando que todos possam se expressar. “Os alunos escolheram temas da atualidade, como saúde mental e o uso excessivo das redes sociais, e expressarão suas visões sobre essas questões. Este é o culminar de um trabalho que começou no início do ano, abordando esses temas nas trilhas integradas e disciplinas sociais.”
Já o organizador do Café Filosófico, professor Thiago da Rosa, compartilhou os objetivos centrais do projeto. “O intuito é desenvolver habilidades e competências relacionadas à área de ciências humanas, promovendo pesquisa, valorizando a educação e resgatando a cultura. Este projeto, inspirado no Café Filosófico da TV Cultura de São Paulo, envolveu os alunos desde agosto, culminando em oficinas e palestras.” Ele explicou ainda que o evento é mais do que uma simples palestra filosófica: “Envolve todas as disciplinas, tornando-se um projeto interdisciplinar e até transdisciplinar. Os alunos, nas trilhas integradas, abordam temas como território, territorialidade, eu jovem nas juventudes, tocando em assuntos como indígenas, preconceito, racismo e questões socioambientais.”
Finais do Futsal pelos Jogos da Amarp acontecem neste sábado
Ministério da Cultura e AMIMU apresentam Recital de professores
Feira da Educação Empreendedora será realizada neste sábado em Videira
O Café Filosófico, apesar de seu nome, abrange todas as disciplinas, integrando 15 disciplinas diferentes. Sendo um esforço em conjunto de professores e alunos, enfatizando a importância do conhecimento integrado e da valorização de todas as áreas de estudo.
O evento, que começou de manhã com oficinas estende-se até a noite com uma palestra na Câmara de Vereadores, refletindo o comprometimento das instituições com a promoção do aprendizado interdisciplinar, pesquisa e protagonismo juvenil. O Café Filosófico no Irmão Leo se destaca como uma iniciativa inspiradora para o ambiente educacional.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:
A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (05), demonstra que a massa de ar…
Um homem de 32 anos foi condenado pelo Tribunal do Júri da comarca de Caçador…
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Tangará desenvolve ações que foram apresentadas ao…
Abril Azul é uma campanha de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que…
A partir de segunda-feira, dia 7 de abril, Videira dará início à Campanha Nacional de…
This website uses cookies.