A Escola de Educação Básica Fidélis Antônio Fantin, em Videira, saiu na frente e tornou-se a primeira da rede municipal a implantar o Projeto de Educação Financeira: Semeando o Conhecimento para um Futuro Próspero. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a cooperativa SICOOB.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Com o projeto em pleno desenvolvimento, o município dá um passo relevante na construção de uma geração mais consciente sobre finanças pessoais.
Essa ação se alinha diretamente à Lei Ordinária nº 0039/2025, proposta pelo vereador Adalcir Cecatto, conhecido como Pardal, e aprovada pela Câmara de Vereadores. A legislação determina a inclusão da educação financeira no currículo escolar municipal.
A proposta contempla alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As crianças do 3º ano, que já estão alfabetizadas, começam a aprender noções básicas sobre economia doméstica, valor do dinheiro e comportamento de consumo.
Veja também
Etapas regionais dos Jasc 2025 definem todos os classificados para fase estadual
Santa Catarina registra aumento de 230% nos casos de dengue em setembro
Enquanto isso, os estudantes do 9º ano aprofundam o conhecimento, refletindo sobre orçamento pessoal, independência financeira e escolhas de consumo — temas essenciais na transição para o Ensino Médio e a vida adulta.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Claudio Pistore, cerca de 760 alunos serão atendidos em todas as escolas da rede.
“A expectativa é que, ao compreenderem melhor o valor do dinheiro e a importância do planejamento, os alunos possam tomar decisões mais responsáveis no presente e construir bases sólidas para o futuro”.
Além de promover o pensamento crítico, o projeto estimula o hábito do consumo consciente desde cedo.
