Fotos: PMSC
O programa Estudante Cidadão chega à oitava escola em Caçador, promovido pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) desta vez na escola Professor Domingos da Costa Franco, com lançamento nesta quinta-feira (14). A iniciativa já atendeu outras sete escolas no município e beneficia mais de 100 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
A solenidade de lançamento do programa contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, familiares dos estudantes e representantes da comunidade escolar. Os alunos realizaram um ato cívico com o hasteamento das bandeiras e o canto do Hino Nacional Brasileiro, receberam medalhas pelo desempenho na semana e desfilaram em continência às autoridades.
Veja também
Recupera Mais: SC lança maior programa de recuperação fiscal da história
Mais de 130 atletas representarão Caçador no Estadual da OLESC
Bombeiros socorrem mulher que deu à luz sozinha em casa
O coordenador do Estudante Cidadão no município, capitão Célio Vieira de Alvarenga, explicou que o programa é uma ação institucional da PMSC, executada por policiais militares que atuam no serviço administrativo. Segundo ele, o programa traz inúmeros benefícios para os alunos, os professores, a direção e a comunidade escolar.
“Todos os dias, os policiais vão até a escola, realizam uma atividade cívica com os alunos e ministram palestras sobre temas variados dentro de sala de aula. O objetivo é resgatar a autoridade dos professores e da direção, ajudar no desenvolvimento das crianças, estimulando diariamente a melhora no comportamento, a proatividade, a higiene pessoal e o desejo por conquistas”, afirmou.
O programa será executado até novembro e foi implantado na escola Professor Domingos da Costa Franco levando em consideração a vulnerabilidade social e a probabilidade de maior impacto na comunidade.
Programa Estudante Cidadão
É um programa de proximidade idealizado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em cooperação com a comunidade e unidade escolar da rede municipal ou estadual, localizadas em áreas de vulnerabilidade social, por meio do resgate do referencial de paz e civismo.
Realizado diariamente durante período certo e determinado de tempo, e idealmente executado por policiais militares que trabalham (preferencialmente) no expediente, o programa consiste no deslocamento de efetivo policial para uma unidade escolar a fim de promover atividades que visem ao aprimoramento da formação do estudante como cidadão.
O programa tem por base as seguintes premissas:
1 – estimular valores positivos;
2 – mudar referenciais negativos dos alunos;
3 – criar identidade e responsabilidade com o ambiente escolar;
4 – resgatar a figura do professor como mestre condutor de ações pedagógicas efetivas;
5 – valorizar o corpo docente e funcionários como parte essencial no processo pedagógico;
6 – aumentar a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do entorno da unidade escolar.
Acompanhe o Portal RBV nas redes sociais:
Ao menos 22 carros e três carretas foram atingidos pelas chamas causadas pela explosão após…
Uma carreta tombou, pegou fogo e deixou a BR-101 totalmente interditada no km 233, em…
Em uma aparição inesperada, o papa Francisco falou ao público neste domingo (6), pela primeira…
A ora-pro-nóbis, uma planta popular na culinária mineira, está conquistando espaço como um superalimento natural.…
Na noite deste sábado (5), por volta das 20h46, um acidente de trânsito deixou dois…
Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste sábado (5), por volta das 18h52,…
This website uses cookies.