Estudantes do 3º ano serão inscritos automaticamente no Enem em 2026

Medida pretende ampliar participação de estudantes no exame e facilitar acesso ao ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) confirmou mudanças importantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir da edição de 2026, alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública em todo o país passarão a ter inscrição automática no exame.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A medida foi anunciada como parte de uma estratégia para aumentar a participação dos estudantes no Enem e fortalecer o papel da prova como instrumento de avaliação educacional e acesso ao ensino superior.

Publicidade

Com a nova regra, os estudantes não precisarão mais realizar manualmente a etapa inicial de cadastro. Após a inscrição automática, será necessário apenas acessar o sistema oficial para escolher a língua estrangeira da prova e solicitar recursos de acessibilidade, caso haja necessidade.

🏫 MEC prevê 10 mil novos locais de prova

Além da mudança na inscrição, o MEC informou que o Enem contará com cerca de 10 mil novos locais de aplicação das provas em todo o Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a expectativa é que aproximadamente 80% dos estudantes concluintes da rede pública realizem o exame na própria escola onde estudam.

A ampliação da estrutura busca reduzir dificuldades de deslocamento e incentivar uma participação maior dos estudantes da rede pública.

📈 Objetivo é ampliar acesso ao ensino superior

De acordo com o MEC, a inscrição automática no Enem tem potencial para elevar em até 70% a participação de alunos da rede pública nos próximos anos.

O governo também estuda medidas de apoio logístico, incluindo transporte entre municípios para candidatos que ainda precisarem realizar a prova em locais diferentes das escolas onde estudam.

Em comunicado oficial, o presidente do Inep destacou que a proposta pretende fortalecer a função educacional do exame dentro do sistema público brasileiro.

“A nossa ideia é usar o Enem como avaliação do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] ainda este ano”, afirmou o ministro da Educação, Leonardo Barchini.

A expectativa é que a nova política ajude a reduzir a evasão durante o processo de inscrição e aumente a presença de jovens de baixa renda nas universidades públicas e em programas federais de acesso ao ensino superior.

Até o momento, o calendário oficial do Enem 2026 ainda não foi divulgado pelo Inep.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acidente de trânsito deixa condutora e bebê feridos após batida em poste

Colisão de automóvel contra poste na Rua Urbano Zimmermann mobilizou o Corpo de Bombeiros Militar nesta sexta-feira.

Trabalhador de 23 anos morre após acidente com toras de eucalipto

Um trabalhador de 23 anos morreu nesta sexta-feira após ser atingido por toras de eucalipto em São José do Cerrito.

Comércio de Caçador terá horário especial nos próximos sábados

Lojas abrem também à tarde nos dias 3 e 10 de outubro para facilitar as compras dos consumidores
00:20:08

Advogada explica regras e cuidados para eleitores na reta final das Eleições 2026

Especialista detalha restrições de inteligência artificial, regras para pesquisas e organização dos eleitores para a votação de domingo.

Tangará lança terceira chamada para castração e microchipagem de animais

A Prefeitura Municipal de Tangará abriu a terceira chamada do programa para castração e microchipagem gratuitas de cães e gatos.

Transporte público será gratuito em Caçador neste domingo de eleição

Os eleitores de Caçador poderão utilizar gratuitamente o transporte...

Empresa de turismo é suspensa após suspeita de golpe de R$ 19,1 mil contra idosa de Joaçaba

Decisão judicial atinge empresa em Joaçaba acusada de estelionato e fraude em pacotes de viagens.