Fies está com as inscrições nas Vagas Remanescentes abertas até quinta-feira

Os resultados da pré-seleção em chamada única e da lista de espera serão divulgados no dia 4 de dezembro

O Fies está com as inscrições nas Vagas Remanescentes. O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o período de inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) chegará ao fim na próxima quinta-feira, (30). Vale ressaltar que o prazo foi prorrogado pela pasta. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.

Os resultados da pré-seleção em chamada única e da lista de espera serão divulgados no dia 4 de dezembro. Estudantes com matrícula ativa, cursando regularmente o mesmo curso, turno e localidade da instituição de ensino participante do Fies nesta edição, podem se inscrever, desde que atendam às demais exigências do programa, como ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

“Quem for selecionado poderá contratar o financiamento já com abrangência a partir de julho de 2023. Ou seja, com o Fies Vagas Remanescentes, todo o segundo semestre de 2023 poderá ser financiado, mesmo para quem não está em situação de inadimplência na instituição de ensino. Nesse caso, o estudante pode até reaver valores já pagos durante esse período, se assim preferir”, destacou o MEC.

Publicidade

Vagas e Critérios de Seleção

Com a retomada do Fies Vagas Remanescentes, interrompido desde 2021, aproximadamente 60 mil vagas estão sendo ofertadas. Dessa forma, os candidatos serão selecionados com base na classificação de suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as edições a partir de 2010. A nota mínima exigida é 450 pontos na média das cinco provas do Enem, com nota superior a zero na prova de redação.

Na classificação, bolsistas parciais (50%) do Programa Universidade para Todos (ProUni) ocupam o primeiro lugar, desde que não tenham graduação e nem sido beneficiários do Fies. Em segundo lugar, estão os estudantes sem diploma de curso de graduação e nunca beneficiados pelo Fies. Em terceiro, aqueles sem diploma, mas que já foram beneficiados em outro momento e quitaram o financiamento. Os demais critérios de classificação incluem estudantes com diploma de graduação que nunca tiveram contrato com o Fies e aqueles que, tendo diploma e sendo beneficiários do Fies, quitaram o financiamento.

Novo Cronograma:

Período de inscrição: 17 a 30 de novembro;

Resultado da chamada única (pré-seleção): 4 de dezembro;

Comparecimento à instituição de ensino para comprovação de informações da inscrição: 5 a 7 de dezembro;

Resultado da lista de espera (pré-seleção): 12 de dezembro.

Fonte:
Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quarta-feira será de sol e frio em Santa Catarina

A quarta-feira (13) será marcada pelo tempo firme em...

Videira/Joaçaba estreia com vitória na Copa Sul Cadete de Handebol Feminino

A equipe combinada de Videira e Joaçaba começou com...

Homem esfaqueia a ex-companheira e foge com filho em Canoinhas

Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou equipes da Polícia...

Corrida e Caminhada Bella Cittá abre inscrições para 2ª edição em Arroio Trinta

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da...

Câmara de Videira vota cinco projetos em sessão dupla

A Câmara de Vereadores de Videira se reúne na...

“O Pequeno Príncipe” chega ao Meio-Oeste com apresentações gratuitas

O clássico da literatura mundial “O Pequeno Príncipe”, de...

Motorista perde controle e carro fica prensado entre muro e poste

Uma motorista levou um grande susto após perder o...

Uniarp cumpre agenda no Parlamento Latino-Americano e Caribenho

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...