A FIESC, por meio do SESI e em parceria com o Município de Pinheiro Preto, está revolucionando o desenvolvimento educacional das crianças, especialmente nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é formar realizadores por meio da aplicação da pedagogia ativa para desenvolver competências essenciais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A proposta pedagógica qualifica o ensino e promove o desenvolvimento integral dos estudantes, utilizando materiais didáticos estruturados e a metodologia “mão na massa”, que torna as aulas mais dinâmicas, divertidas e participativas. No eixo central da alfabetização, já são visíveis os avanços na leitura e escrita, com as crianças demonstrando maior domínio e se aproximando do padrão alfabético. As práticas docentes planejadas de forma intencional resultaram em aumento da participação, maior compreensão dos comandos e crescimento nas aprendizagens.
Além da sala de aula, o contraturno escolar oferece Oficinas Maker para estimular a curiosidade e a criatividade das crianças. Na oficina Maker Tecnologia e Robótica, os alunos têm contato com tecnologia, ampliando sua visão de mundo e buscando soluções para problemas reais. Já nas oficinas Chef & Cientista e AgroPop, exploram reações químicas e físicas, conectando-se à agricultura sustentável e à alimentação saudável.

Essas atividades lúdicas e práticas são fundamentais para desenvolver habilidades cruciais para o futuro, como criatividade, resolução de problemas, autonomia, responsabilidade, organização, foco, trabalho em equipe, concentração e experimentação. Todo esse trabalho é sustentado por assessoria e consultoria pedagógica contínua, fortalecendo a prática docente e garantindo um processo de aprendizagem consistente e efetivo.
Cristiane Nilse Heller, coordenadora de Expansão da Educação Básica do SESI, destaca que é necessário preparar os alunos para serem cidadãos ativos, capazes de resolver problemas reais. “E isso começa com ambientes de aprendizagem inovadores e conectados com as novas gerações”, comenta.

Graziela Pereira da Silva, gerente executiva do SESI, SENAI e IEL, agradeceu à equipe do SESI e enalteceu a parceria com a Prefeitura de Pinheiro Preto. “Essa parceria é um exemplo de como a educação pode transformar realidades. Agradecemos à equipe pelo empenho e à Prefeitura pela confiança em nosso trabalho”, destaca.
O prefeito Professor Mauro reforçou a importância da iniciativa. “Estamos vivendo um novo momento na educação do município de Pinheiro Preto. É uma nova era no ensino de nossas crianças, que serão o futuro da nossa cidade. Essa parceria se consolida a cada ano e temos a certeza de que o primeiro passo de tudo é através da educação.”
A secretária de Educação, Bernardete Pasetto Farina, também celebrou os resultados. “Nesse primeiro ano já notamos a transformação em nosso método de ensino. Temos a certeza de que estamos no caminho certo e vamos, em breve, expandir ainda mais o Sistema de Ensino SESI, dando às nossas crianças oportunidades educacionais jamais implantadas em nosso município”.




