Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

FIESC e Pinheiro Preto transformam ensino com metodologia ativa

O trabalho envolve oficinas maker, elevando aprendizagem e desenvolvimento das crianças do 1º ano

A FIESC, por meio do SESI e em parceria com o Município de Pinheiro Preto, está revolucionando o desenvolvimento educacional das crianças, especialmente nas turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é formar realizadores por meio da aplicação da pedagogia ativa para desenvolver competências essenciais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A proposta pedagógica qualifica o ensino e promove o desenvolvimento integral dos estudantes, utilizando materiais didáticos estruturados e a metodologia “mão na massa”, que torna as aulas mais dinâmicas, divertidas e participativas. No eixo central da alfabetização, já são visíveis os avanços na leitura e escrita, com as crianças demonstrando maior domínio e se aproximando do padrão alfabético. As práticas docentes planejadas de forma intencional resultaram em aumento da participação, maior compreensão dos comandos e crescimento nas aprendizagens.

Publicidade

Além da sala de aula, o contraturno escolar oferece Oficinas Maker para estimular a curiosidade e a criatividade das crianças. Na oficina Maker Tecnologia e Robótica, os alunos têm contato com tecnologia, ampliando sua visão de mundo e buscando soluções para problemas reais. Já nas oficinas Chef & Cientista e AgroPop, exploram reações químicas e físicas, conectando-se à agricultura sustentável e à alimentação saudável.

Essas atividades lúdicas e práticas são fundamentais para desenvolver habilidades cruciais para o futuro, como criatividade, resolução de problemas, autonomia, responsabilidade, organização, foco, trabalho em equipe, concentração e experimentação. Todo esse trabalho é sustentado por assessoria e consultoria pedagógica contínua, fortalecendo a prática docente e garantindo um processo de aprendizagem consistente e efetivo.

Cristiane Nilse Heller, coordenadora de Expansão da Educação Básica do SESI, destaca que é necessário preparar os alunos para serem cidadãos ativos, capazes de resolver problemas reais. “E isso começa com ambientes de aprendizagem inovadores e conectados com as novas gerações”, comenta.

Graziela Pereira da Silva, gerente executiva do SESI, SENAI e IEL, agradeceu à equipe do SESI e enalteceu a parceria com a Prefeitura de Pinheiro Preto. “Essa parceria é um exemplo de como a educação pode transformar realidades. Agradecemos à equipe pelo empenho e à Prefeitura pela confiança em nosso trabalho”, destaca.

O prefeito Professor Mauro reforçou a importância da iniciativa. “Estamos vivendo um novo momento na educação do município de Pinheiro Preto. É uma nova era no ensino de nossas crianças, que serão o futuro da nossa cidade. Essa parceria se consolida a cada ano e temos a certeza de que o primeiro passo de tudo é através da educação.”

A secretária de Educação, Bernardete Pasetto Farina, também celebrou os resultados. “Nesse primeiro ano já notamos a transformação em nosso método de ensino. Temos a certeza de que estamos no caminho certo e vamos, em breve, expandir ainda mais o Sistema de Ensino SESI, dando às nossas crianças oportunidades educacionais jamais implantadas em nosso município”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Fiesc

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Aprovado porte de arma para proprietários e trabalhadores rurais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania...

Austrália proíbe redes sociais para menores de 16 anos

Começou a valer à meia-noite desta quarta-feira (10) –...

Ventos fortes impedem pouso em Chapecó e voo retorna a Guarulhos

O voo LA3278 da Latam Airlines Brasil, que partiu...

Município de Videira é premiado com Selo Ouro em Transparência Pública

O município de Videira alcançou um importante reconhecimento na...

Mais de 34% do varejo de SC pretende contratar temporários para Natal e verão

Um levantamento recente da Fecomércio de Santa Catarina aponta...

Mais Lidas da semana

Trator usado em extração de madeira é furtado no interior de Macieira

Um trator usado na extração de madeira foi furtado...

Ciclone extratropical atípico: saiba por que o Sul do Brasil está em alerta

Um ciclone extratropical se formará entre a noite desta...

Governo de SC suspende aulas da Rede Estadual devido à chegada de ciclone

O Governo do Estado de Santa Catarina decidiu suspender...

Jovem sai para comprar pão e corpo é encontrado amarrado em SC

A família do jovem Alexander Nelson Nitz Kruczkievicz, de...

Motociclistas invadem pista de BMX em Videira, causando danos e prejuízos ao esporte

Na noite de domingo (7), pelo menos quatro motociclistas...

Outros Tópicos Interessantes