Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Formação para educadores e agentes culturais inicia dia 28 em Caçador

O projeto busca apresentar a arte como metodologia de ensino e terá oficinas que começam em março e seguem até o mês de maio

O uso da arte como ferramenta pedagógica é foco do projeto “Formas de Existir”, idealizado pelo agente cultural Gustavo Zardo. O projeto envolve uma formação interdisciplinar para educadores e agentes culturais, através de um ciclo de quatro oficinas nas áreas de mediação de leituras literárias, teatro na educação, cinema e mediação audiovisual e design amigável.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As oficinas presenciais terão duração de 16 horas complementadas por conteúdo online, proporcionando aos participantes uma formação de 20 horas por oficina.

Publicidade

Serão ofertadas 30 vagas por oficina, sendo que 20 serão para professores da rede pública, e 10 vagas para agentes culturais, comunitários, artistas e comunidade, abrindo espaço para uma diversidade de olhares e práticas, o que contribui para a ampliação do debate sobre a inclusão cultural, um dos pilares da Política Nacional Aldir Blanc. 

Veja também

Delas Day acontece em Caçador com palestra de Francine Pacheco

Fiesc inaugura Escola Sesi de Referência em Videira e laboratório em Caçador

Mais de 33 mil catarinenses se afastam do trabalho por problemas de saúde mental

Equipe de facilitadores com vasta experiência

A execução do projeto conta com uma equipe de facilitadores com vasta experiência na área, incluindo Helen Sarapeck Ribeiro Pinto, doutora em Artes Cênicas e especialista em Teatro do Oprimido; Carol Marins, produtora audiovisual de televisão e cinema; e Vanessa Trentin, especialista em design gráfico com expertise em experiência do usuário E DE (UX e UI).

Esses profissionais trarão uma abordagem interdisciplinar e acessível, assegurando uma formação prática e teórica, que incentivará a aplicação das artes no cotidiano educacional.

O projeto será realizado em diferentes escolas situadas em bairros de Caçador, com cada módulo sendo oferecido em uma escola distinta. Essa abordagem vai facilitar o acesso ao projeto e permitir que os participantes conheçam mais de perto a realidade das escolas públicas da cidade, proporcionando uma oportunidade de explorar outros bairros e comunidades.

O projeto é uma realização da Nuvem Cabocla Provocações Culturais, Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Parcerias

O projeto tem parceria com as Secretarias de Educação do município e da Gerência Regional de Educação de Santa Catarina.

“A arte precisa estar conectada com as metodologias tradicionais de ensino

Gustavo Zardo, que tem formação em Artes Cênicas e atuou com arte e educação salienta que quando um professor tem o conhecimento, as ferramentas, os métodos artísticos para aplicar na sala de aula, ele expande seu repertório educacional. “Acredito, não só como crença, mas sei pela ciência o quanto a arte precisa estar conectada com as metodologias tradicionais de ensino. O ser humano é artista por natureza”, afirma.

A ideia para esta formação surgiu de uma conversa com professoras da ACEIAS, onde foi relatada a necessidade de trabalhar mais a arte com a educação. “Estamos trabalhando este projeto com a expectativa que se torne algo regular, se não no calendário efetivo da educação do município, mas como uma oportunidade de mais professores, mais educadores, terem acesso a conteúdo artístico para ser trabalhado no seu dia a dia pedagógico”, explica.

Oficinas e datas

Oficina Teatro como Educação

1º encontro: 28 e 29 de março

2º encontro: 11 e 12 de abril

Oficina Mediação de Leitura

1º encontro: 4 e 5 de abril

2º encontro: 25 e 26 de abril

Oficina Cinema e Mediação Audiovisual

1º encontro 09 e 10 de maio

2º encontro: 25 e 26 de maio

Oficina Design Amigável

1º encontro: 16 e 17 de maio

2º encontro: 30 e 31 de maio

Mais informações: https://www.formasdeexistir.com.br/

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Assessoria

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Governador Jorginho Mello se pronuncia sobre ameaças e segue agenda

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), se...

Programas da Câmara de Vereadores de Rio das Antas

Confira abaixo os Programas da Câmara de Vereadores de...

Programas da Prefeitura de Rio das Antas

Confira abaixo os Programas da Prefeitura de Rio das...

Programas da Prefeitura de Pinheiro Preto

Confira abaixo os Programas da Prefeitura de Pinheiro Preto...

Previsão do Tempo: Santa Catarina começa terça-feira com chuva, mas tempo melhora ao longo do dia

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina começa terça-feira com chuva, mas tempo melhora ao longo do dia

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que...

Homem que tentou invadir o Palácio do Planalto é do Meio-Oeste de SC

Na madrugada de quarta-feira, 10 de setembro, por volta...

Motorista de aplicativo é preso por estupro em Caçador

Na madrugada deste domingo, dia 7 de setembro, a...

Atriz caçadorense estreia como protagonista em filme

A atriz caçadorense Alana Bortolini será a protagonista do...

Criança de 2 anos é morta a facadas pela mãe em SC

Uma tragédia abalou Balneário Gaivota, no extremo sul catarinense,...

Outros Tópicos Interessantes