Educação

Inaugurado Laboratório de Processamento da Madeira em Caçador

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) inaugurou na quinta-feira (13) o novo Laboratório de Processamento da Madeira em Caçador. O espaço fica no Senai, e é um projeto inédito no Brasil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A inauguração contou com a presença do presidente estadual da FIESC, Mário César de Aguiar, que ressaltou a importância na qualificação de mão de obra. “Esse espaço foi criado para formar estão mão de obra que é tão demandada pelas indústrias locais. A região de Caçador se caracteriza por ter grandes empresas que atuam na manipulação da madeira e necessariamente precisam de profissionais qualificados. Para nós da Fiesc é uma satisfação poder entregar para a região este laboratório renovado e com equipamentos modernos”, declarou.

O investimento na obra foi de R$ 4,5 milhões, incluindo a construção do espaço de 373 metros quadrados, e aquisição das máquinas. O vice-presidente estadual da FIESC, Gilberto Seleme, afirma que o laboratório do Senai ajudará a desenvolver ainda mais a indústria madeireira.

Caçador é um pólo industrial e a madeira representa 60% da nossa economia. As empresas instaladas aqui são de ponta e possuem produtos que competem no mercado de todo o mundo. Para isso possuem máquinas modernas e é preciso preparar seus colaboradores com espaços como é este novo laboratório no Senai. Tenho certeza de que os que forem utilizar este laboratório terão um ganho em qualidade de vida em forma de remuneração, pois irá fazer uma carreira rápida dentro da empresa.

Veja também

FIESC inaugura Escola SESI de Referência com investimento de R$ 48 Milhões

Trabalho em feriados e domingos: veja o que muda com a nova regra

Caçador recebe a 2ª etapa da Copa Gêmeas do Iguaçu

Em síntese, o laboratório dará suporte a todos os processos de transformação da madeira, por tipo de produto fabricado. São equipamentos de alta tecnologia, como coladeira automática de bordas, furadeira múltipla e cabine de climatização de lixas.

O presidente da FIESC regional Centro Norte, Leonir Tesser, lembrou que o laboratório vai ao encontro de um grande projeto que foi lançado nos últimos anos em Caçador e que tem sido referência para todas as regiões com economia ligada ao ramo florestal, o Tratado para Excelência da Madeira.

“Em primeiro vamos elevar a qualificação da mão de obra. Em segundo treinar e qualificar, e em terceiro ponto é a valorização do setor. Caçador tem um maciço florestal e temos que agregar valor a isso para que possa exportar não só a matéria prima in natura, pois quando mais se processa a madeira, mais valor é agregado e mais riqueza é gerada”.

O novo laboratório será usado por estudantes do curso Técnico em Processamento da Madeira, da aprendizagem em Operador de Processos Industriais da Madeira e outras turmas.

O presidente da FIESC, Mário César de Aguiar, também ressaltou no evento de inauguração, a importância dos investimentos em educação.

“A educação reconhecimento transforma uma nação. Na educação é sempre investimento, nunca é um gasto. E para se ter uma mão de obra qualificada, é preciso ter uma ação educacional adequada. O sistema Fiesc através do Sesi e Senai entrega para a sociedade catarinense uma formação adequada e complementa com qualificação profissional. Em alguns países da Europa 70% dos jovens fazem cursos técnicos, enquanto no Brasil este índice é de 13%. Precisamos reverter esta situação porque os técnicos que trabalham na indústria são bem remunerados e tem a possibilidade de crescimento profissional. A indústria é um excelente emprego para o jovem que está aderindo ao mundo do trabalho”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Alessandro

Recent Posts

Papa Francisco morreu de AVC e falência cardíaca, confirma Vaticano

O Papa Francisco faleceu na manhã de segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88…

3 horas ago

Previsão do Tempo: Santa Catarina tem tempo firme e temperaturas amenas

A previsão do tempo para Santa Catarina aponta que nesta terça-feira (22), o tempo continua…

4 horas ago

Construção no centro de Iomerê é paralisada por decisão judicial

Uma ação civil pública suspendeu obras em andamento na área central de Iomerê, município localizado…

5 horas ago

3 erros que travam a brotação do ora-pro-nóbis e como corrigi-los

Poucas plantas reúnem tantos benefícios e resistência quanto o ora-pro-nóbis, mas mesmo essa guerreira da…

7 horas ago

5 passos para plantar georginas e ter flores por mais tempo

Poucas flores são tão exuberantes e versáteis quanto as georginas. Conhecidas pelas cores vibrantes e…

7 horas ago

Novo boletim médico aponta melhora no estado de saúde de Jair Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF…

8 horas ago

This website uses cookies.