Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados nesta sexta-feira, dia 16 de janeiro, marcando um dos momentos mais aguardados por milhões de estudantes em todo o país. As provas foram aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro e, de forma excepcional, também em 30 de novembro e 7 de dezembro em municípios do Pará, em razão da realização da COP30. Com a liberação das notas, os participantes passam a ter acesso a diversas oportunidades de ingresso no ensino superior.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A redação do Enem da edição passada trouxe como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, exigindo dos candidatos uma reflexão crítica sobre os desafios e impactos do envelhecimento populacional no Brasil.
A partir do desempenho obtido no exame, os estudantes poderão disputar vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de utilizar a pontuação em programas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Sisu 2026 abrirá o período de inscrições entre os dias 19 e 23 de janeiro, exclusivamente pela internet.
Veja também
Receita Federal alerta novamente para fake news sobre cobrança do PIX
Prazo para intenção de matrícula na Escola de Artes de Videira é prorrogado
Nesta edição, o sistema ofertará aproximadamente 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de graduação, distribuídos em 136 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
Uma das principais novidades é a possibilidade de o candidato utilizar as notas das três últimas edições do Enem — 2023, 2024 e 2025 — sendo considerada automaticamente a melhor média ponderada.
O resultado da chamada regular do Sisu será divulgado no dia 29 de janeiro.
Já os estudantes que não forem selecionados nessa primeira etapa poderão manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro, ampliando as chances de ingresso na universidade desejada.
A inscrição no Sisu é totalmente gratuita e destinada a quem participou do Enem. Todo o processo é realizado de forma online, por meio do site oficial sisu.mec.gov.br.
Durante o período de inscrições, o candidato pode escolher até duas opções de curso e alterá-las quantas vezes desejar, desde que o prazo esteja aberto.

