Educação

Prefeita de Canoinhas causa polêmica ao jogar livros de biblioteca pública no lixo

Prefeita de Canoinhas causa polêmica ao jogar livros de biblioteca pública no lixo. Dezenas de exemplares do livro didático “Aparelho Sexual e Cia: Um Guia Inusitado para Crianças Descoladas”, publicado pelo Ministério da Educação com destino a estudantes pré-adolescentes, foram parar na lata de lixo.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os livros integram o programa Mundoteca do Governo Federal e foram impressos com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, além de serem distribuídos às bibliotecas escolares em todo o Brasil.

Juliana Maciel R., advogada e professora universitária, eleita a prefeita mais jovem e primeira mulher na história de Santa Catarina em 2022, expressou sua firmeza em remover os livros, afirmando que eles não transmitem os valores desejados para as crianças e adolescentes da cidade.

Para a prefeita, eles “Induzem a coisas que não estão alinhadas com os valores que acreditamos. Isso não é o que as famílias querem que seus filhos aprendam, não é o conteúdo adequado para crianças ou adolescentes em uma biblioteca. Aqui em Canoinhas, optamos por descartar esse tipo de material”, afirmou ela.

A atitude da prefeita dividiu opiniões nas redes sociais, com alguns apoiando sua ação como uma postura firme contra conteúdos considerados impróprios, enquanto outros a criticaram, associando-a a extremismos políticos.

Uma semana antes da ação da prefeita, a vereadora Tati Carvalho, de Canoinhas, também expressou preocupação com o conteúdo dos livros, solicitando que fossem separados das demais seções da biblioteca para evitar o acesso de crianças.

Veja também

MEC autoriza curso de medicina na UFSC de Curitibanos

Escola de Pais do Brasil completa 39 anos em Videira

De acordo com o Ministério da Educação, o livro é um projeto destinado a adultos para abordar temas relacionados ao sexo e ao amor entre os jovens.

O conteúdo trata de perguntas comuns: Como é estar apaixonado? Como se beijar na boca? Por que crescem pelos e espinhas pelo corpo durante a puberdade? O que é masturbação? E como nascem os bebês? A publicação já ultrapassou a marca de 1,5 milhão de exemplares vendidos e foi traduzida para dez línguas diferentes.

O descarte dos livros levantou questões legais e éticas, uma vez que faziam parte do acervo da biblioteca Mundoteca, um projeto de incentivo à leitura.

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Frente fria traz queda nas temperaturas e geada para SC

Santa Catarina experimenta a chegada do outono com um leve recuo nas temperaturas, marcando o…

4 minutos ago

Uniarp sedia congresso sobre diabetes e obesidade

Acontece nesta sexta-feira (4) e sábado (5), na Uniarp, em Caçador, o 1º Congresso Interdisciplinar…

34 minutos ago

Votação em turno único acelera tramitação de projetos em Tangará

A Câmara de Vereadores de Tangará aprovou mudanças importantes na tramitação dos projetos de lei…

52 minutos ago

Primeira parcela do 13º salário do INSS será paga entre abril e maio

Cerca de 34,2 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do…

52 minutos ago

Policiais de Caçador recebem instrução sobre a Rede Catarina

Nove policiais militares femininas que atuam em Caçador participaram, nesta quarta-feira (2), de uma instrução…

1 hora ago

This website uses cookies.