O projeto Saúde Docente, desenvolvido na Uniarp sob coordenação do professor e pesquisador Riccelli Endrigo, recebeu destaque mundial ao conquistar o 15º International Innovation Awards, um dos prêmios mais reconhecidos no campo da pesquisa e inovação científica.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A premiação foi resultado de um estudo pioneiro conduzido em Caçador, voltado à saúde física, mental e emocional dos professores da educação básica. O programa, considerado inédito no mundo, é composto por três tipos de intervenção: exercícios físicos e terapêuticos, terapia cognitivo-comportamental e educação nutricional.
Segundo o professor Riccelli, os primeiros resultados do programa foram publicados na revista científica internacional Biomedicines, o que o levou à indicação para o prêmio na categoria Pesquisador Inovador. Após a avaliação dos resultados e de sua trajetória acadêmica de 24 anos em pesquisa, Riccelli foi um dos dois brasileiros premiados nesta edição.
Veja também
Caçador lança roteiro piloto de Turismo Industrial e Científico
Executivo apresentará planejamento para os próximos quatro anos em Caçador
O pesquisador destacou que o reconhecimento é fruto do apoio da Uniarp e da Fapesc, que têm oferecido estrutura e incentivo à pesquisa científica. “A Uniarp tem nos dado todas as condições para desenvolver os estudos. Quando há apoio institucional, conseguimos reter doutores e pesquisadores e gerar resultados positivos para a sociedade”, afirmou.
O projeto também tem projeção internacional, com uma nova pesquisa em parceria com Lisboa, que irá comparar a saúde de professores brasileiros e portugueses. O objetivo é contribuir para a criação de uma política pública de saúde docente, capaz de melhorar a qualidade de vida e reduzir o adoecimento entre professores.
O estudo reforça o papel da Uniarp como referência em pesquisa aplicada e inovação, levando o nome de Caçador e de Santa Catarina para o cenário científico mundial.






