A professora Marlene de Lima Grutzmann, da rede estadual de ensino de Santa Catarina, foi homenageada com o Prêmio Educador Eupídio Barbosa, promovido pelo Conselho Estadual de Educação. A premiação, criada em 1992, chega à sua 30ª edição com o objetivo de reconhecer o trabalho de professores que marcaram gerações com dedicação, inovação e compromisso com a educação pública.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Indicada pela Coordenadoria Regional de Educação de Videira, Marlene foi escolhida por sua trajetória exemplar, especialmente neste ano em que encerra oficialmente sua carreira como professora. Ela atuou em escolas como Adelina Régis e Eurico Rauen, onde deixou um legado de respeito, afeto e excelência pedagógica.
Segundo a coordenadora regional de educação, Mara Lúcia Mezaroba, a escolha foi simbólica e justa.
“Estamos aqui para mostrar a gratidão pelos nossos professores no mês de outubro, e isso veio a agraciar com esse prêmio, que é um prêmio do educador Eupídio Barbosa, que acontece já pela 30ª edição, organizado pelo Conselho Estadual de Educação.”
Veja também
Etapas regionais dos Jasc 2025 definem todos os classificados para fase estadual
Escolas municipais de Videira iniciam projeto de educação financeira
A gestora também destacou que Marlene representa todos os educadores da regional:
“Ela desenvolveu o seu trabalho nesses 30 anos com muita maestria, muita excelência, deixando um legado bem significativo para os seus alunos e colegas.”
A professora homenageada se emocionou ao receber o prêmio e falou sobre o impacto dos professores na vida dos alunos, especialmente nas séries iniciais.
“Ser agraciada com esse prêmio, Eupídio Barbosa, me deixou muito feliz, pois eu represento todos os professores e principalmente das séries iniciais.”
Aprendizado ativo
Durante sua carreira, Marlene desenvolveu diversas atividades que promoviam o aprendizado ativo, como produção de textos, feiras escolares, olimpíadas do conhecimento e incentivo à leitura.
“Sempre conduzi para que o aluno acreditasse no potencial que tem, porque é só através da educação que mudamos vidas e transformamos a sociedade.”
Ela ainda ressaltou a importância dos vínculos criados ao longo dos anos e o aprendizado mútuo entre professor e aluno.
“Levo comigo uma bagagem muito grande, de muito carinho, muito amor por eles e muita saudade.”
O Prêmio Educador Eupídio Barbosa reforça a valorização do magistério e o papel fundamental do professor na formação de cidadãos.