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Professores de Videira participam de capacitação sobre diversidade e combate ao racismo escolar

Professores de Videira participam de capacitação sobre diversidade e combate ao racismo escolar

Foto: Secom Prefeitura de Videira

A cidade de Videira segue avançando em suas ações de formação continuada com foco na valorização da diversidade e da equidade. Na última terça-feira (16), professores da Rede Municipal de Ensino participaram de mais uma etapa do curso sobre a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), promovida pela Prefeitura de Videira e pela Secretaria Municipal de Educação.

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Essa política, instituída pelo Ministério da Educação (MEC), tem aplicação obrigatória em todos os municípios brasileiros.

Entre os principais compromissos da PNEERQ estão a formação de profissionais e professores voltados à educação para as relações étnico-raciais (ERER) e ao ensino escolar quilombola, além da criação de protocolos oficiais de prevenção e resposta a práticas racistas no ambiente escolar e universitário.

A capacitação aconteceu no auditório da Unoesc Videira e contou com palestras das professoras Kátia Costa e Elizabete Aparecida de Lima, especialistas na temática.

Elas promoveram momentos de reflexão profunda, ampliando os horizontes dos educadores sobre o papel da escola na construção de uma sociedade mais justa, ética e inclusiva.

O secretário de Educação, Claudio Pistore, destacou a importância de ampliar o debate, principalmente entre os professores, sobre equidade racial dentro das escolas. Segundo ele:

“A implementação dessa política é importante porque prevê um amplo debate sobre as relações étnico-raciais nos mais diferentes âmbitos sociais, inclusive no educacional. E, ao mesmo tempo, o que poderá ser feito, enquanto Educação, para minimizar essas desigualdades, inclusive nos resultados educacionais”.

Ele também reforçou que a Rede Municipal de Videira está comprometida com práticas pedagógicas que promovam o respeito à diversidade e à cultura afro-brasileira, conforme estabelece a legislação educacional.

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