Ícone do site PortalRBV

Regional de Educação de Videira dá boas-vindas a quase 7 mil alunos em 2026

Regional de Educação de Videira dá boas-vindas a quase 7 mil alunos em 2026

Foto: Divulgação

O ano letivo 2026 começou nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, com grande expectativa nas escolas estaduais da região de Videira. Com mais de 6.850 alunos matriculados em 21 unidades de ensino, a rede estadual inicia o período letivo com atenção especial ao planejamento pedagógico, infraestrutura e ampliação de oportunidades educacionais.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os mais de 700 professores participaram de uma jornada de capacitação em Tangará, na quarta-feira (18), voltada para o alinhamento do currículo, educação especial, projetos pedagógicos e organização interna das escolas.

Segundo a Coordenadora Regional de Educação, Mara Lúcia Mezaroba, “o trabalho envolveu planejamento pedagógico e também melhorias nas estruturas das unidades escolares”.

“Nós estamos bem animados com este ano letivo. Iniciamos hoje, dia 19, em todas as redes estaduais, e todos os professores e gestores passaram por um momento de formação pedagógica. Além disso, estamos cuidando das estruturas das escolas, como ar-condicionado e segurança”, complementou Mara.

Ampliação do ensino integral e cursos profissionalizantes

Entre as novidades para 2026 está a ampliação do ensino integral no ensino fundamental, com mais escolas adotando o modelo, além do fortalecimento do ensino médio integral e de tempo estendido.

Outra iniciativa importante é a oferta de cursos profissionalizantes para alunos do ensino médio, desenvolvidos em parceria com o SENAI e a UNESC, ampliando oportunidades de aprendizado e preparo para o mercado de trabalho.

Estrutura e acolhimento nas escolas

Na Escola de Educação Básica Adelina Régis, o retorno dos alunos foi marcado pelo acolhimento e investimentos em infraestrutura.

O diretor Roberto Maraschin Primo destacou: “Foi um dia muito feliz. Retornamos com os professores preparados e organizados, e hoje recebemos os alunos, que encontraram suas salas e começaram o ano com acolhimento. Esperamos que 2026 seja um ano realmente positivo para todos”.

Além disso, a escola ampliou a carga horária do ensino médio de 25 para 30 aulas semanais, com um dia completo de atividades pedagógicas para reforçar a aprendizagem.

“Essa mudança ajuda a resolver lacunas de aprendizado e proporciona mais qualidade no ensino”, afirmou o diretor.

Quadro de profissionais e perspectivas

A Coordenadoria Regional de Educação inicia o ano com aproximadamente 95% das vagas de professores preenchidas, garantindo estabilidade e continuidade nas atividades escolares.

Com foco em planejamento pedagógico, ampliação do ensino integral e melhorias na infraestrutura, a regional busca oferecer mais qualidade e oportunidades no ensino público estadual.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile