Educação

Dívidas do Fies: renegociação de débitos é iniciada

As dívidas do Fies já podem ser renegociadas. Estudantes ou formados com dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem renegociar seus débitos por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A renegociação teve início nesta terça-feira (07). De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 1,2 milhão de inadimplentes podem ser beneficiados com as condições e o desconto de até 99% no valor consolidado da dívida.  

As somas a serem renegociadas, de acordo com o MEC, chegam a R$ 54 bilhões. Sendo assim, os interessados devem procurar a agência do banco responsável pelo financiamento. Ainda de acordo com o ministério, qualquer pessoa que tem contrato no Fies, inclusive as que estão em dia com o pagamento, pode ser beneficiada pelas novas condições de pagamento ofertadas.  

Entenda as condições

Nesse sentido, a nova regulamentação cria condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do Fies assinados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos. Ou seja, estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%. 

Além disso, o estudante que tenha débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023 poderá liquidá-los por meio da adesão à transação, nos seguintes termos: 

– Débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023: ou desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista; ou parcelamento em até 150 meses e sucessivos do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ficam asseguradas garantias e eventuais taxas do contrato). 

Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021: desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais. 

Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior:  desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Alessandro

Recent Posts

Apostadores de Joaçaba e Criciúma faturam R$ 50 mil na Mega-Sena

A Caixa Econômica Federal anunciou na noite de quinta-feira, 3 de abril, os vencedores do…

24 minutos ago

Colisão frontal deixa cinco feridos em Rio das Antas

Na quinta-feira, dia 3 de abril de 2025, às 19h38, o trem de socorro de…

50 minutos ago

Previsão do Tempo: Santa Catarina amanhece com nebulosidade e chuva fraca

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira (04), apresenta que o dia começa com…

14 horas ago

Sebrae/SC impulsiona agroindústria em 44 municípios

O Sebrae/SC iniciou, nesta quarta-feira (2), em Caçador, o projeto Fortalecimento da Agroindustrialização Regional. A…

15 horas ago

Suas Ixoras estão perdendo flores? Estes são os 5 erros mais comuns

As ixoras encantam com suas inflorescências vibrantes e volumosas, que podem durar boa parte do…

15 horas ago

6 motivos para usar bicarbonato de sódio nas suas plantinhas

Quando o assunto é jardinagem, o segredo muitas vezes está nos detalhes — ou melhor,…

15 horas ago

This website uses cookies.