Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Reunião discute valorização e direitos dos deficientes visuais

A instituição de ensino debateu a organização dos projetos para 2025 e a revitalização da Associação de Deficientes Visuais Aurélia Bertotto

Dia 31 de janeiro foi realizada na UNIARP uma reunião com deficientes visuais (baixa visão e cegos) da cidade de Caçador, além de amigos e familiares. O encontro foi organizado pelo professor Dr. Joel Cezar Bonin e pelo mestrando Júnior Correa de Melo, ambos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Também esteve presente na reunião, o professor Paulo Izael Cardoso, da Coordenadoria de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias e a professora Cleide Alves do Programa de Atendimento ao Deficiente (PAD) da UNIARP.

Publicidade

A proposta da reunião foi organizada a partir de duas dimensões importantes: a primeira esteve ligada a um projeto financiado pela FAPESC (Edital de Chamada Pública Fapesc nº 51/2024) voltado para a promoção dos direitos dos PcDs cegos e baixa visão. Nesse sentido, o professor Dr. Joel Cezar Bonin e o mestrando Júnior Correa de Melo expuseram brevemente quais são as principais intenções do projeto.

Veja também

Caçador recebe flâmula dos 190 anos da Polícia Militar de SC

Inscrições para o Fies 2025 abrem à meia-noite desta terça-feira (04)

Prefeitura de Caçador segue com a coleta de sementes de árvores nativas

Um dos objetivos mais importantes se refere a valorização e conhecimento dos direitos deste público. Por isso, o projeto foi apresentado visando organizar, em 2025, uma formação capaz de incentivar o conhecimento sobre os direitos e possibilidades que os PcDs têm em nosso país do ponto de vista jurídico, social, cultural e empregatício.

Além disso, um dos pontos importantes destacados está ligado à possiblidade de interação e conexão com instituições nacionais e internacionais como a ONCB (Organização Nacional dos Cegos do Brasil: https://www.oncb.org.br/), a ULAC (União Latino-Americana de Cegos: https://www.facebook.com/ULACDigital/), a Fundação Dorina Nowill para Cegos (https://fundacaodorina.org.br/) e o Programa Ágora (https://www.oncb.org.br/programa-agora/) voltado para a capacitação de pessoas cegas/baixa visão para o mundo do trabalho.

A segunda dimensão apresentada no encontro esteve voltada para a revitalização da Associação de Deficientes Visuais Aurélia Bertotto (ADVAB) de Caçador. A Associação foi fundada em 2008. Em 2018, suas atividades foram paralisadas.

A reunião teve um caráter muito positivo no sentido de mobilizar as pessoas envolvidas e efetivamente “reanimá-las” a ADVAB será revitalizada.

O objetivo é realizar encontros mensais ou bimestrais, discutindo ideias e assuntos ligados ao mundo das pessoas cegas/baixa visão para que possam reerguer e reorganizar a associação. Espera-se que, além dos contatos com outras organizações e fundações, os membros da Associação deem continuidade aos seus projetos pessoais resgatando sua dignidade, autoconhecimento e reconhecimento social.

A iniciativa está associada aos 17 ODS da Agenda 2030, principalmente o ODS 4 (Educação de qualidade) e ODS 10 (Redução das Desigualdades).

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Ascom Uniarp

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Temporal com granizo provoca estragos no Meio-Oeste de SC

Um forte temporal com vento intenso, chuva volumosa e...

Vídeo: nascimento raro emociona equipe em hospital de SC

Um parto empelicado, momento raro e cheio de encanto,...

Bolsonaro é preso após decisão de Moraes sobre risco de fuga

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso pela Polícia Federal...

Mulher é morta com tiro pelo marido após pedir separação

Uma mulher de 43 anos foi morta a tiros...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Padrasto e mãe são presos após criança ser arremessada pela janela

Um casal foi preso no fim da tarde desta...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Quem era a família que morreu no grave acidente na SC-477

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente...

Outros Tópicos Interessantes