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Santa Catarina tem a menor taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência no Brasil

O índice também é o menor entre pessoas sem deficiência

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações ASCOM | SED

Santa Catarina se destaca nacionalmente ao possuir a menor taxa de analfabetismo do Brasil entre pessoas com 15 anos ou mais: apenas 2,67% não sabem ler ou escrever, conforme dados do Censo 2022 do IBGE . Esse índice representa uma significativa redução em relação a 2010, quando era de 4,1%, evidenciando um progresso contínuo na educação do estado.

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Além disso, o estado lidera o ranking nacional no quesito alfabetização, superando até mesmo o Distrito Federal, que anteriormente detinha essa posição.

São João do Oeste, município catarinense, destaca-se como a cidade brasileira com a menor taxa de analfabetismo, com menos de 1% da população não alfabetizada .

Esse avanço é resultado de políticas públicas eficazes implementadas pelo Governo de Santa Catarina.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) tem promovido ações como formações para professores de Língua Portuguesa e Matemática, visando à recomposição da aprendizagem.

Além disso, foram estabelecidos ciclos de avaliação anuais no ensino fundamental e o programa Catarinense Técnico (CaTec) no ensino médio, oferecendo formação técnica e profissional aos estudantes .

De forma inédita, a SED criou o Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação nas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), com o objetivo de articular e desenvolver o acompanhamento pedagógico e processos de formação continuada junto às equipes pedagógicas, gestores e docentes das unidades escolares.

Essas iniciativas visam garantir a qualidade da educação básica e profissional em todo o estado.

O Governo de Santa Catarina também investe em projetos inovadores, como o método IntraAct de alfabetização, ampliação da oferta da disciplina de inglês para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, valorização dos profissionais da Educação e melhoria da infraestrutura das escolas estaduais.

Essas ações têm como base a análise de indicadores educacionais, como o IDEB e os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), refletindo o compromisso do estado com a excelência educacional.

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