Santa Catarina é o único estado brasileiro que oferece atendimento pedagógico especializado a estudantes imigrantes na rede estadual de ensino. Com mais de 1.300 alunos matriculados, o Programa Estadual de Acolhimento ao Migrante (PAM), coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), promove a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens estrangeiros. O principal objetivo do programa é ensinar a língua portuguesa e integrar socioculturalmente os estudantes.
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Entre os beneficiados pelo PAM está Sheleska Maigre Gonzales Juarez, estudante do Instituto Estadual de Educação (IEE), em Florianópolis. Natural de Cuba, Sheleska enfrentou grandes desafios ao chegar à capital catarinense.
“O mais difícil foi aprender o idioma e me adaptar como era o ambiente de aula aqui, que é muito diferente. Tem diversos fatores: a saudade da minha família, ter que deixar o país… E a cultura também é muito diferente da que eu estou acostumada”, relata ela.
Atualmente, o PAM está presente em aproximadamente 50 unidades escolares da rede estadual, distribuídas por todas as regiões de Santa Catarina.
Cerca de 70 professores trabalham diretamente no atendimento pedagógico a 1.324 estudantes. Eles vêm de países como
- Venezuela,
- Haiti,
- Argentina,
- Paraguai,
- Bolívia,
- Senegal e
- Colômbia, entre outros.
“Muitas vezes o aluno vem sem nenhum documento e a gente não sabe qual é a escolaridade dele. A partir desse programa eles começam a dominar a língua portuguesa e se ambientar na escola. A secretaria de Educação proporciona isso para que o aluno possa, literalmente, ser incluído na escola”, explica Vendelin Santo Borghezon, coordenador geral do IEE.
O PAM acompanha centenas de imigrantes desde 2021, e os resultados já são positivos.
“Nós só temos bons resultados. Inclusive, eles melhoram nas notas porque, a partir do momento que você consegue entender a língua para compreender o que é ensinado na escola, certamente vai evoluir e melhorar os seus resultados”, afirma Simone Benedet, gerente do ensino fundamental do Estado.
A adesão ao programa é feita anualmente pelas escolas da rede estadual junto à SED. Cada unidade apresenta um diagnóstico inicial com o número de alunos imigrantes, faixa etária e necessidades pedagógicas.
Com base nesses dados, o PAM organiza a oferta de atendimento e designa professores capacitados para atuar nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, além do ensino médio.