Sisu terá só uma edição por ano a partir de 2024

Até 2023, havia um processo seletivo por semestre para usar as notas do Enem e ingressar em universidades públicas

A partir de 2024, haverá apenas uma edição por ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sempre em janeiro/fevereiro. O programa utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar quem serão os novos alunos das universidades públicas participantes.

A decisão do Ministério da Educação (MEC) deve ser publicada ainda nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU), com todos os detalhes e cronogramas.

Tradicionalmente, há uma “rodada” do Sisu a cada semestre. O problema, segundo o diagnóstico da pasta, é que as edições do meio do ano costumam ter altos índices de desistência e de vagas remanescentes (aquelas que não são ocupadas).

Publicidade

Para solucionar a questão, de acordo com fontes ligadas ao MEC, a ideia será organizar um processo mais simples no meio do ano, apenas para quem quiser mudar de curso, por exemplo — mas nada relacionado a novas vagas, como acontece atualmente.

Como funciona a inscrição no Sisu

Os candidatos do Sisu 2024 poderão usar as notas do Enem 2023 para pleitear uma vaga em universidades públicas. O processo seletivo costuma ficar aberto por uma semana. O aluno deve selecionar duas opções de curso.

A recomendação é consultar quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais).

É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Ao clicar no curso, aparecem mais detalhes e as modalidades disponíveis. Em um primeiro momento, não há notas de corte, que só são disponibilizadas no segundo dia.

A nota de corte leva em consideração o número de interessados, as notas desses candidatos e a quantidade de vagas. Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo, as notas de corte parciais oscilam.

Por isso, é preciso ficar atento sempre às notas parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição.

A orientação é acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Se você perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga, pode alterar a escolha do curso.

Quando o prazo de inscrição se encerra, ficam valendo as duas últimas opções salvas.

Fonte:
G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Viposa investe em economia circular e práticas sustentáveis

A preocupação com a sustentabilidade e a preservação ambiental...

Quinta-feira será mais um dia de tempo firme e frio em SC

O tempo firme volta a predominar em Santa Catarina...
00:21:36

Videira Notícias – 27/05/2026

https://www.youtube.com/live/YnEP2b5zKdA?si=n9tnOU6sMwGTvoDn

Herbalife: Life ON — como perder peso com nutrição inteligente

Perder peso de forma saudável não depende de soluções...

Nunes Marques aciona PGR em ação que pode anular condenação de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes...

Comissão aprova PEC que reduz jornada e acaba com escala 6×1

A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou nesta...

Vagas de emprego em Caçador: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Caçador e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...