Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Último dia: Inscrições para o Enem 2025 terminam hoje

As provas do Enem 2025 serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, exceto em três cidades do Pará

O prazo final para a inscrição no Enem 2025 termina às 23h59 desta sexta-feira, 6 de junho, no horário de Brasília. Os interessados devem acessar a Página do Participante, disponível no site oficial do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela organização do exame.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Para auxiliar os participantes, o Inep publicou um vídeo tutorial em suas redes sociais com o passo a passo da inscrição.

Publicidade

Mesmo os candidatos que tiveram isenção da taxa aprovada ou justificaram ausência no Enem 2024 devem confirmar a inscrição. Estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, embora tenham dados pré-preenchidos, precisam atualizar e validar as informações para garantir a participação.

Segundo o Inep, a atualização é essencial: “A medida pretende estimular a participação desse público no Enem e facilitar o processo de inscrição.”

Uma das novidades do Enem 2025 é a possibilidade de utilizá-lo novamente para certificação do ensino médio. Podem participar candidatos com mais de 18 anos que não concluíram essa etapa educacional, desde que alcancem a pontuação mínima exigida:

  • 450 pontos ou mais em cada área de conhecimento;
  • 500 pontos na redação.

O exame também permite a participação de “treineiros”, estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas desejam testar seus conhecimentos.

Hoje também é o último dia para solicitar atendimento especializado ou uso de nome social. No caso da acessibilidade, pessoas com deficiência precisam enviar documentação comprobatória via Página do Participante. Porém, quem já teve a solicitação aprovada entre 2021 e 2024 não precisa enviar novamente.

O MEC também disponibilizou o edital completo em Libras, disponível no canal do Inep no YouTube. O vídeo apresenta todas as regras do Enem 2025.

Em relação ao nome social, o tratamento é reservado a participantes travestis, transexuais e transgêneros, que desejam ser identificados conforme a identidade de gênero. O nome informado deve ser o mesmo cadastrado na Receita Federal.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, precisa ser paga até quarta-feira, 11 de junho. O pagamento é feito por meio de boleto GRU, disponível após a finalização da inscrição. Pode-se pagar via Pix, cartão de crédito, ou débito. Para Pix, basta escanear o QR Code exibido no boleto.

Estudantes da rede pública que concluirão o ensino médio em 2025 e candidatos cadastrados no CadÚnico não precisam pagar a taxa se utilizarem o Enem para certificação.

As provas

As provas do Enem 2025 acontecerão nos dias 9 e 16 de novembro em todo o Brasil. Entretanto, em Belém (PA), Ananindeua e Marituba, elas ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP 30.

O exame será composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. No primeiro dia, os candidatos terão 5h30 para responder às provas de linguagens, redação e ciências humanas. No segundo dia, com 5 horas de duração, serão aplicadas questões de ciências da natureza e matemática.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Veículos colidem em cruzamento no centro de Caçador

Um carro ficou com as rodas para cima após...

Secretária de Turismo de SC cumpre agenda em Arroio Trinta

O município de Arroio Trinta teve a grata satisfação...

Homem é encontrado morto caído em pedras em Macieira

O Corpo de Bombeiros Militar de Salto Veloso atendeu,...

Natal Solidário arrecada 7,7 toneladas de alimentos em Caçador

O Natal Solidário realizado neste sábado (13), em Caçador,...

Atiradores matam 11 pessoas em evento judaico da Austrália

Um ataque a tiros ocorrido neste domingo (14) na...

Mais Lidas da semana

Vítima de capotamento na SC-150 se formaria neste sábado em Joaçaba

Uma jovem de Capinzal morreu na madrugada desta sexta-feira...

Ciclone extratropical atípico: saiba por que o Sul do Brasil está em alerta

Um ciclone extratropical se formará entre a noite desta...

Videira é contemplada com R$ 118,3 milhões via Governo Federal

Videira foi uma das cidades contempladas com recursos em...

Aprovado porte de arma para proprietários e trabalhadores rurais

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania...

Motociclistas invadem pista de BMX em Videira, causando danos e prejuízos ao esporte

Na noite de domingo (7), pelo menos quatro motociclistas...

Outros Tópicos Interessantes