Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Uniarp firma convênio e fortalece presença internacional

Parceria foi firmada com a Universidad Continental e amplia sua presença internacional durante missão acadêmica em Cusco, no Peru

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) ampliou sua presença internacional durante missão acadêmica realizada em Cusco, no Peru, entre os dias 11 e 14 de novembro de 2025.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A agenda incluiu a assinatura de um convênio de cooperação com a Universidad Continental e a participação destacada no VI Congreso de Investigación Jurídica e VI Congreso Internacional Multimodal de Investigación Sociojurídica – RIINS, um dos mais importantes encontros latino-americanos voltados à pesquisa em direito, sociedade e desenvolvimento.

Publicidade

A cerimônia de assinatura do convênio marcou oficialmente o início de uma parceria estratégica entre Uniarp e Universidad Continental, abrindo novas possibilidades para intercâmbios, mobilidade acadêmica, projetos conjuntos de pesquisa e eventos internacionais.

O acordo reforça o compromisso institucional da Uniarp com a internacionalização e a construção de redes acadêmicas de alcance global. As instituições já cooperam há três anos em publicações, aulas conjuntas e participação em eventos.

Representando a Uniarp, o professor Dr. Levi Hülse, supervisor do Escritório de Internacionalização e docente dos programas de Mestrado e Doutorado (PPGEB e PPGDS), participou presencialmente do congresso, contribuindo para estreitar laços científicos, expandir diálogos interuniversitários e consolidar a presença da universidade no cenário internacional.

Durante sua estada em Cusco, o professor Levi também ministrou uma masterclass sobre Direito Eleitoral brasileiro aos estudantes da disciplina de Direito Constitucional da Universidad Continental.

A atividade reforçou a troca acadêmica entre as instituições e proporcionou aos alunos peruanos uma visão aprofundada do sistema eleitoral do Brasil, ampliando o diálogo jurídico comparado entre os dois países.

Além disso, professores, mestrandos e doutorandos do PPGDS apresentaram pesquisas que refletem a atuação interdisciplinar e a relevância social do programa. Entre os trabalhos apresentados, destacam-se:

“Justicia ambiental y derechos humanos: racionalidad ecológica y participación social en América Latina” – Autores: Aldair Marcondes, Adriana Pereira Benjamini e Levi Hülse

“Sostenibilidad: un sello de certificación ambiental” – Autores: Adriana Pereira Benjamini, Daniel Tenconi e Joel Haroldo Baade

“Repercusiones socioculturales del Pacto Verde Europeo en Santa Catarina” – Autores: Joel Haroldo Baade, Paulo Trindade, Daniel Tenconi e Levi Hülse

“Urbanización e injusticia ambiental: una lectura crítica del racismo ambiental” – Autores: Luana Aparecida dos Santos, Caroline Neris Bridj e Levi Hülse

“Lei Maria da Penha: avances y desafíos” – Autores: Jociane Machiavelli e Ana Lilian Azevedo

“El Pacto Ecológico Europeo y sus efectos en América” – Autores: Sabrina Frigotto e Levi Hülse

Segundo o professor Levi, a participação no congresso e o fortalecimento das relações com a Universidad Continental reforçam o papel do PPGDS como referência nacional e internacional em estudos interdisciplinares sobre sociedade, meio ambiente e desenvolvimento. “A presença institucional em Cusco amplia a visibilidade da universidade e reafirma o compromisso da UNIARP com a produção científica de excelência e com a integração acadêmica latino-americana”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Ascom Uniarp

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Jovem é detido após queda de moto em Salto Veloso

Um jovem de 19 anos foi detido após sofrer...

Revitalização do Ginásio Ney Douglas Bello está em licitação

A Prefeitura de Caçador, por meio do IPPUC e...

Confira os setores beneficiados com a derrubada do tarifaço dos EUA

A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de...

Uniarp confirma apoio ao Seminário de Doação de Órgãos do Hospital Maice

Nesta sexta-feira (20), a Reitoria da UNIARP recebeu a...

Três ciclistas morrem em atropelamento no RS

Três ciclistas morreram após serem atropelados por um carro...

Mais Lidas da semana

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Polícia Militar registra mais de 15 mil inscritos para vagas temporárias

Foram encerradas na semana passada as inscrições para o...

Grave acidente na SC-350 deixa motorista preso às ferragens

Os Bombeiros Voluntários de Caçador atenderam um grave acidente...

Seis tetraplégicos voltam a andar graças a cientista brasileira

Após quase três décadas de pesquisa dedicada, a cientista...

Outros Tópicos Interessantes