A Secretaria de Educação de Videira promoveu uma capacitação inédita e inovadora para profissionais da educação, com foco no atendimento de estudantes com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais públicos da educação inclusiva.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O curso utilizou a metodologia PCM (Professional Crisis Management), ou Sistema Profissional de Gerenciamento de Crise, reconhecida internacionalmente e aplicada em países com elevados indicadores de inclusão.
A formação ocorreu na Clínica Espaço Recriando e ofereceu técnicas voltadas à prevenção e gestão não violenta de crises comportamentais.
Durante a capacitação, os participantes aprenderam a identificar gatilhos de crise, evitar situações de conflito e, quando necessário, aplicar técnicas de manejo físico seguras, sempre respeitando a dignidade do aluno. A abordagem busca reduzir riscos físicos e emocionais tanto para estudantes quanto para os profissionais.
Veja também
Congresso torna exame toxicológico obrigatório para CNH nas categorias A e B
Videira empossa novo Conselho de Cultura para o biênio 2025-2027
“Essa iniciativa integra os esforços do município para aprimorar estratégias de atendimento a esse público e permite que nossos profissionais estejam cada vez mais capacitados para ressignificar e aprimorar suas práticas pedagógicas”, destacou o secretário de Educação, Cláudio Pistore.
A coordenadora de Educação Especial da SME, Veridiana Zanetti, ressaltou que o curso ofereceu orientações teóricas e práticas, contemplando desde crises leves até situações mais complexas.
“Com certeza, essa qualificação contribui para a construção de uma escola mais acolhedora, estável e preparada, beneficiando diretamente os estudantes, que passam a vivenciar menos situações de crise e encontram um ambiente mais propício ao desenvolvimento e à aprendizagem”, afirmou.
A capacitação, realizada de 28 a 30 de novembro, reuniu professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas e CEMEIs, a diretora do CMAEE Tiago Scopel, a coordenadora de Educação Especial da SME e profissionais de outras entidades inscritas.
A iniciativa reforça o compromisso de Videira com a educação inclusiva, buscando inovação, capacitação contínua e a promoção de um ambiente escolar seguro, respeitoso e acolhedor.

