A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina definiu oficialmente que a volta às aulas para o ano letivo de 2026 será em 19 de fevereiro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O calendário prevê ainda o recesso escolar entre 23 e 31 de julho e o término das aulas em 18 de dezembro.
A decisão foi tomada em reunião, em regime de colaboração, envolvendo a Federação de Municípios Catarinenses (Fecam), a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC) e o Colegiado da Educação.
Organização e planejamento para todo o estado
O diálogo constante entre o Estado, a Fecam e a Undime é considerado essencial para definir políticas públicas e ações educacionais que melhorem a aprendizagem nos 295 municípios catarinenses.
Veja também
Escolas de Videira ganham lousas digitais de última geração
CDL Videira orienta lojistas sobre funcionamento do comércio no Carnaval
Segundo a secretária da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, “É fundamental estarmos atentos às particularidades de cada região e nos planejarmos com antecedência. Esta definição vai facilitar bastante o nosso trabalho e também o das nossas escolas.”
O calendário oficial e aulas prevê 202 dias letivos, permitindo que cada município, junto com as Coordenadorias Regionais de Educação, realize ajustes locais conforme a necessidade de cada região.
Essa organização evita mudanças durante o ano e garante que alunos e professores tenham um planejamento escolar previsto e estruturado desde o início.
Com a data de 19 de fevereiro marcada para a volta às aulas, escolas, professores, pais e alunos já podem se organizar para o retorno às salas de aula, preparando materiais, conteúdos e rotinas escolares, garantindo uma retomada tranquila e produtiva do ano letivo.



