Estudo sobre a água na Bacia do Rio do Peixe é aprovado por unanimidade

Documento técnico reúne dados ambientais, hídricos e socioeconômicos e avança etapa do planejamento regional

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe e Bacias Contíguas aprovou, nesta terça-feira (19), o Produto 2 – Diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos da bacia. A deliberação ocorreu durante a 1ª Assembleia Geral Ordinária de 2026, realizada por videoconferência com representantes de instituições públicas, usuários de água e entidades da sociedade civil.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A reunião também contou com a participação de equipes técnicas da UDESC, do Programa SC Águas, da SEMAE-SC e da empresa Profill Engenharia e Ambiente, responsável pela elaboração do estudo.

Publicidade

Diagnóstico reúne ampla base de dados da bacia hidrográfica

O documento aprovado corresponde a uma etapa fundamental do planejamento hídrico regional e consolida um amplo conjunto de informações técnicas sobre a bacia do Rio do Peixe.

Durante a apresentação, a equipe responsável detalhou os principais eixos analisados, incluindo a regionalização da bacia, conservação ambiental, usos da água superficial e subterrânea, disponibilidade e demanda hídrica, balanço quantitativo, saneamento básico e qualidade das águas.

O estudo também apresenta uma análise integrada que reúne dados hidrológicos, ambientais e socioeconômicos, servindo como base para as próximas fases do plano.

Aprovação foi unânime após análise técnica do comitê

Após a apresentação, os representantes das entidades participantes fizeram questionamentos e contribuições técnicas, que foram esclarecidos pela equipe da consultoria. Em seguida, o diagnóstico foi aprovado por unanimidade pelos membros do Comitê da Bacia do Rio do Peixe.

Antes da votação final, o Produto 2 já havia passado por avaliação do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP), formado por representantes do próprio comitê e da SEMAE-SC.

O grupo analisou o conteúdo técnico, sugeriu ajustes e emitiu parecer favorável à aprovação após os encaminhamentos realizados.

Plano avança para próximas etapas de gestão da água

Com a conclusão desta fase, o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio do Peixe avança para etapas futuras, que irão definir cenários, metas e ações estratégicas para a gestão sustentável da água na região.

Segundo o comitê, o processo reforça a importância da participação institucional e social na construção de um planejamento mais eficiente e alinhado às necessidades atuais e futuras da bacia hidrográfica.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio do Peixe

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Acidente em frente a escola deixa jovem ferido em Fraiburgo

Um acidente de trânsito foi registrado na manhã desta...

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Caçador: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Caçador e região somam dezenas...

Evento gratuito em Videira vai falar sobre saúde mental e espiritualidade

A Unoesc Videira, por meio da Universidade da Terceira...

Caçador sedia Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia do Contestado

Com foco em Cidades Inteligentes, Economia Circular, IA e...