No último sábado, dia 23, o município de Tangará, localizado no Meio-Oeste catarinense, sediou a 28ª edição do Festival Regional de Dança Sênior. O evento, já reconhecido como uma tradição na região, reuniu grupos de dança de 10 municípios. O palco se transformou em uma verdadeira celebração de cultura, emoção e confraternização entre os participantes.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os grupos apresentaram coreografias cuidadosamente preparadas para o festival, mostrando a diversidade cultural e a importância da valorização da terceira idade por meio da arte.
Cada município trouxe sua dança típica, o que garantiu um espetáculo único e rico em ritmos.
Suélen Silva Benvegnu, coordenadora da Associação da Terceira Idade Amigos para Sempre, de Salto Veloso, explicou a dinâmica da programação.
Veja também
Judocas de Videira brilham no Estadual e garantem vaga no Brasileiro
SAMU Aeromédico completa 219 missões no Meio-Oeste e reforça agilidade no transporte de pacientes
“Cada município tem a sua dança escolhida para se apresentar, depois temos a dança dos líderes, em seguida a dança de bloco, onde todos apresentam juntos a mesma coreografia, e para encerrar uma dança de integração. Neste ano foi escolhida uma dança de agradecimento, um momento muito especial de união e confraternização”, destacou Suélen.
A diversidade cultural foi um dos pontos altos do evento. A professora de dança sênior, Patricia Simone Kasteller, que trabalha em várias cidades da região, ressaltou a riqueza das apresentações.

“Com Tangará fizemos a abertura com uma dança portuguesa, o ‘bate o pé’. Arroio Trinta trouxe uma dança alemã. Iomerê apresentou o chote das prendas, ao som da gaita do gaiteiro Henrique Perazoli. Pinheiro Preto dançou a polca da estrela. Macieira apresentou o Senhor da Dança. Foi uma verdadeira celebração da nossa cultura”, contou Patricia.
Evento realizado anualmente
O Festival de Dança Sênior é realizado anualmente e sua sede varia entre os municípios participantes.
Mais do que um evento artístico, o festival tem como objetivo promover o bem-estar dos idosos, incentivar a socialização, fortalecer os laços comunitários e valorizar a terceira idade em toda a região.
Nesta edição, o evento aconteceu no Clube do Carlinhos e contou com centenas de participantes e espectadores em uma festa memorável. Participaram do evento dançarinos dos municípios de:
- Tangará,
- Lebon Régis,
- Iomerê,
- Matos Costa,
- Macieira,
- Videira,
- Arroio Trinta,
- Salto Veloso,
- Pinheiro Preto e
- Ibiam.
