Rádios RBV

Café: o sabor que une os brasileiros e aquece os dias frios

Mesmo com oscilação nos preços, o consumo do café segue em alta e faz parte da rotina nacional. Chefs e especialistas destacam a evolução do paladar e o crescimento do mercado de cafés especiais

Fonte:
Ernesto Júnior | RBV Rádios

O café é muito mais do que uma bebida no Brasil — ele é um verdadeiro símbolo cultural. Seja no calor ou no frio, de manhã ou à tarde, o famoso “cafezinho” faz parte do dia a dia da maioria dos brasileiros, trazendo aconchego, sabor e tradição.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Conforme o chef Cristian Demori , o café é uma das bebidas mais emblemáticas do cotidiano nacional. “O café é a segunda bebida mais consumida do mundo e está totalmente inserido nos hábitos do brasileiro. Sem ele, o dia parece que nem começa”, afirma.

Café: o sabor que une os brasileiros e aquece os dias frios; assista

Café especial ganha espaço entre os brasileiros

Nos últimos anos, o consumo de cafés especiais cresceu significativamente no Brasil. O público tem buscado opções mais puras e menos açucaradas, valorizando o verdadeiro sabor da bebida. Segundo Christian, isso reflete uma mudança no paladar do brasileiro. “Antes não existiam tantas variedades. Hoje, temos o café 100% arábica, com sabores e aromas únicos, que variam conforme o tipo de planta, o solo, a torra e até o terroir”, explica.

Essa diversidade tem impulsionado novas experiências gastronômicas em cafés e restaurantes. Em Videira, por exemplo, um novo espaço foi inaugurado recentemente para oferecer o café em diferentes momentos do dia — seja no café da manhã, no meio da tarde ou no happy hour.

Consumo de café no Brasil segue elevado, mesmo com oscilações no preço

Mesmo com os recentes aumentos no preço do café, o consumo continua forte. Entre março e abril de 2025, o café registrou alta de 10,77% nos preços, segundo o IPCA. No acumulado de 12 meses até abril, o aumento foi de cerca de 80%.

No entanto, a tendência agora é de queda. Segundo Micheli Poli Silva, integrante do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), a chegada da safra 2025 ao mercado e o bom desempenho de países como o Vietnã — segundo maior produtor mundial — estão puxando os preços para baixo.

“A safra do Brasil está boa e ainda temos a ‘safrinha’, que pode influenciar ainda mais os preços, desde que as geadas não prejudiquem os cafezais”, explicou Micheli em entrevista ao portal NSC Total.

De acordo com a ABIC, o Brasil continua liderando a produção e a exportação mundial de café, e também ocupa a segunda posição entre os maiores consumidores, atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2024, cada brasileiro consumiu, em média, 6,25 quilos de café.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Capinzal fortalece alimentação escolar com produtos locais

O Município de Capinzal tem se destacado por seu...

Capotamento na SC-452 deixa três feridos em Monte Carlo

Por volta das 8h59 desta terça-feira (27), equipes do...

Com 51 novos veículos, Celesc acelera renovação da frota operacional em Santa Catarina

A Celesc avança na modernização de sua frota operacional...

Encontro histórico reúne cinco ex-presidentes da CDL Videira em reunião

Na última segunda-feira (26), o presidente da Câmara de...

Mais Lidas da semana

Presidente Lula visita SC na próxima quinta, dia 29

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,...

Governo Lula é desaprovado por 54% dos brasileiros, segundo Pesquisa

A pesquisa Pulso Brasil/Ipespe, divulgada na quarta-feira (21), revelou...

Mulher leva bebê reborn para vacinar em posto de saúde de SC

Uma situação inusitada gerou confusão em uma Unidade Básica...

Previsão do Tempo: Santa Catarina volta a ter ocorrência de chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

ALESC discute ações do MPSC contra pais que recusaram vacinar os filhos contra a Covid

Na manhã desta quarta-feira (21), a Comissão de Direitos...

Outros Tópicos Interessantes