Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Morre o caçadorense ex-procurador-geral do MPSC, João Carlos Kurtz

Em uma de suas histórias emblemáticas, está o fato de ter enviado promotores para Caçador com objetivo de "fazer uma limpa na cidade”

O ex-procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), caçadorense João Carlos Kurtz, 81 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (11), em sua residência, em Florianópolis. A Procuradora-Geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi, decretou luto de três dias. 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Primeiro procurador-geral de Justiça eleito do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), esteve 12 anos à frente da Instituição, foi responsável pela inauguração da sede própria do MPSC e considerado um dos mais influentes Procuradores-Gerais de Justiça, com forte atuação na consolidação da autonomia institucional e na modernização do MP catarinense

Publicidade

A trajetória de João Carlos Kurtz começa no interior de Santa Catarina, em Caçador, onde nasceu em 17 de fevereiro de 1944 e cresceu em meio à vida política local e à observação atenta da realidade social. Integrante de uma família de gaúchos que migrou para a região para instalar uma indústria madeireira, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Retornou em seguida à cidade natal para auxiliar nos negócios da família. Com a desestruturação da empresa de seu pai e o fechamento de seu escritório de advocacia, decidiu ingressar no Ministério Público. 

Em 13 de maio de 1972, foi aprovado e empossado como Promotor de Justiça pelo então Procurador-Geral José Daura. Iniciou a carreira em Palmitos, atuando também na região de Maravilha e São Lourenço do Oeste. Ainda em 1972, foi promovido para Anita Garibaldi e depois exerceu funções em Guaramirim. Em 1975, foi convocado para atuar junto à Procuradoria-Geral do Estado, sendo promovido para a Comarca de São José e, posteriormente, para a Comarca de Chapecó. 

Em 1979, aos 35 anos, foi nomeado pelo governador Jorge Konder Bornhausen para o cargo de Procurador-Geral do Estado, que então acumulava a chefia do Ministério Público e a representação judicial do Estado e da Fazenda Pública. 

O livro e uma história caçadorense

De acordo com o jornalista Frutuoso Oliveira, Carlinhos, ou Talinhos para os amigos mais chegados, tem uma história muito rica no Ministério Público de Santa Catarina e sua relação com Caçador.

Filho do industrial Zeca Kurtz (prefeito de Caçador por três vezes) é irmão do também já falecido Zezo Kurtz, um dos fundadores do antiga Empasc, atual Epagri.

João Carlos Kurtz lançou recentemente um livro chamado Trajetória e Legado, editado pelo MPSC, onde conta sua história como promotor, iniciada na cidade de Tangará.

No livro, ele relata que assim que assumiu o comando do MPSC, enviou dois promotores para Caçador porque a cidade estava muito violenta, no início da década de 1980.

Em um parágrafo do livro ele conta a seguinte história, referindo-se a Caçador e a escolha dos promotores Guido Feuser e Valberto Domingues:

“Eu visitei o Guido em Taió e disse: “Preciso que você vá para Caçador, porque nós temos que fazer uma limpa naquilo lá”. Narrei a ele os fatos, e o Guido disse: “Eu vou lá, eu vou testar”. Ele foi para lá e teve uma atitude muito incisiva na comarca. Ele e o outro promotor começaram a lançar campanhas de desarmamento, botaram a polícia para funcionar, revistaram todos os carros, foram tomando armas. Até o carro do prefeito foi revistado – não sei se o prefeito estava junto. Eles começaram a bater firme, coisa com a qual a cidade de Caçador não estava acostumada”.

Ele conta ainda que uma comitiva de Caçador foi pedir a transferência do promotor, ele negou:

“Em primeiro lugar, o promotor de lá é um dos melhores promotores que nós temos, se não for o melhor. Ele foi escolhido por mim, porque Caçador estava precisando de um promotor desse porte. Porque eu conheço Caçador muito bem. Eu não vou tirá-lo de lá”, conta no livro.

Para quem quiser ler o livro, aqui está o link:

https://www.mpsc.mp.br/documents/d/guest/diagramacao_livro-pgj_dr-kurtz_quadrado_v6

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações MPSC e Frutuoso Oliveira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Custo de vida em SC chega a R$ 4.180 por mês e está acima da média nacional

Uma pesquisa inédita realizada pela Serasa, em parceria com...

Polícia Militar identifica autores de três furtos em Lebon Régis

A Polícia Militar de Lebon Régis identificou os responsáveis...

Pesquisa inédita vai medir impacto econômico e turístico do Carnaval de Joaçaba

O Carnaval de Joaçaba não é apenas uma festa...

Videira recupera mais de 1.000 km de estradas rurais em 21 comunidades

A Prefeitura de Videira concluiu a recuperação de mais...

Adolescente é esfaqueada no Núcleo Rio Doce

Uma adolescente foi vítima de agressão com arma branca...

Mais Lidas da semana

Gasolina fica mais cara para o consumidor apesar dos cortes da Petrobras

Desde dezembro de 2022, a Petrobras reduziu em 16,4%...

Sindicato dos Professores vai à Justiça para liberar banheiros unissex nas escolas de SC

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina...

Homem morre após ser esmagado pela cabine de caminhão no Meio-Oeste

Um grave acidente de trabalho resultou na morte de...

Caçadorense é vice-campeã estadual em prêmio de educação inovadora

A caçadorense Daiane Xumadelo conquistou o segundo lugar na...

Criminosos se passam por clientes e roubam R$ 250 mil em joias

Um estabelecimento comercial localizado no Centro de Concórdia, no...

Outros Tópicos Interessantes