O município de Pinheiro Preto, reconhecido regionalmente como a Capital Catarinense do Vinho, deu início oficialmente à 1ª Vindima de Pinheiro Preto no último sábado (17), transformando a tradicional colheita de uvas em um atrativo turístico e cultural de destaque na região.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A abertura ocorreu na vinícola Vinhos Duelo, com a presença de autoridades, produtores de uvas e vinhos, e representantes do setor de turismo.
O evento contou ainda com uma missa campal em italiano, que encantou todos os presentes, reforçando as raízes culturais da comunidade local.
Durante a cerimônia, a festa também foi transmitida ao vivo para a Rádio Videira AM e para a NSC TV, destacando as potencialidades turísticas e culturais de Pinheiro Preto e ampliando a visibilidade da cidade no estado e no país.
Veja também
Página Brad Pitt Official posta montagem do ator de pilcha e enlouquece o Instagram
Epagri Videira promove Dia de Campo sobre uvas resistentes a doenças
A realização da Vindima é fruto de uma parceria entre a Administração Municipal e a Associação Visite Pinheiro Preto, com o apoio do SEBRE/SC e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, demonstrando o esforço conjunto para promover o setor vitivinícola local.
A 1ª Vindima de Pinheiro Preto vai até o dia 1º de março de 2026, reunindo e unificando as antigas celebrações de colheita, que antes ocorriam de maneira isolada nas vinícolas.
As comemorações continuam até março
Nos finais de semana até o início de março, o público poderá participar de experiências turísticas e enogastronômicas, vivenciando degustações de vinhos e pratos típicos, além de atividades culturais e apresentações locais.
O encerramento será marcado pela Grande Vindima, nos dias 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, no centro da cidade, prometendo reunir moradores e turistas para uma festa com atmosfera italiana, música, dança e gastronomia típica.
Segundo a diretora de turismo, Mariana Boesing, o evento busca consolidar a cultura vitivinícola como produto turístico, atraindo visitantes e fortalecendo a economia local.
“Será um importante momento para o desenvolvimento do nosso turismo e principalmente para o resgate da nossa cultura”, afirmou. A programação completa será divulgada nos próximos dias nos canais oficiais da Prefeitura Municipal de Pinheiro Preto.

