O Rotary Club de Videira concluiu, no último sábado (07), a entrega dos recursos destinados às comunidades do interior do município que foram severamente atingidas pelo granizo em junho de 2025. A ação beneficiou diretamente as localidades de Lourdes, Santo Antônio e Camboim, fazendo parte de um projeto de ajuda humanitária viabilizado com apoio da Fundação Rotária, braço filantrópico do Rotary International.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O projeto nasceu como resposta ao desastre climático que atingiu Videira, combinando granizo intenso e fortes chuvas, que provocaram danos em residências, igrejas, salões comunitários e impactaram dezenas de famílias.
Com isso, o programa possibilitou atendimento direto e indireto a mais de 180 famílias do município, promovendo alívio e reconstrução em áreas afetadas.
Entrega e aplicação dos recursos
Durante a visita de encerramento do projeto, estiveram presentes membros dos Rotary Clubs de Videira, Fraiburgo, Caçador e Herval do Oeste, além do governador distrital do Rotary no ano rotário 2024/2025, Cledimar De Carli.
Veja também
Stand up do humorista Diogo Oliveira marca abertura do ano letivo em Videira
Carnaval é feriado no Brasil? Saiba o que diz a lei e como funcionam bancos e empresas
Segundo o presidente do Rotary Club de Videira, Ademir Balestrin, “os recursos — no valor de 25 mil dólares — foram recebidos no segundo semestre de 2025 e aplicados em conjunto com a Defesa Civil e lideranças comunitárias, priorizando melhorias estruturais que beneficiassem o maior número possível de famílias”.

Entre as melhorias realizadas estão:
- instalação de estruturas metálicas;
- pintura interna e externa de igrejas;
- melhorias em salões comunitários, cozinhas e áreas de convivência.
Além disso, parte dos recursos foi destinada à distribuição de cestas básicas e kits de higiene, beneficiando mais de 184 famílias.
Impacto nas comunidades e importância da solidariedade
Para Vitório Bartolomeu, representante do Camboim, o apoio do Rotary foi essencial em um momento de grande necessidade.
“A presença da entidade fez toda a diferença para a nossa comunidade”, afirmou.

Em Santo Antônio, Marinho Tafarel destacou que as melhorias realizadas levariam anos para serem concluídas apenas com recursos próprios, e a união de esforços possibilitou a execução imediata das obras mais urgentes.
O governador distrital do Rotary, Cledimar De Carli, reforçou que a transparência na aplicação dos recursos e a união dos clubes mostram como os valores arrecadados retornam de forma concreta às comunidades, promovendo desenvolvimento social, qualidade de vida e solidariedade.



