Saúde

83,7% dos municípios de SC enfrentam falta de vacinas

Uma pesquisa revelou que 83,7% dos municípios catarinenses enfrentam falta de vacinas, colocando o estado como o pior índice do Brasil nesse aspecto. Os dados são da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A pesquisa, realizada entre 2 e 11 de setembro, indica que 128 municípios em Santa Catarina estão com falta de vacinas, agulhas e seringas.

Pernambuco e Paraná seguem com índices elevados, com 80,6% e 78,7% dos municípios afetados, respectivamente.

Enquanto o Ministério da Saúde é responsável pelo fornecimento das vacinas, a entrega de agulhas e seringas é tarefa do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) afirmou que recebe e envia os imunobiológicos aos municípios sem problemas, e que está em contato regular com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) para atender as demandas.

Veja também

SC foi o estado que mais abriu leitos de UTI no Brasil em 2023

Pneumonia silenciosa: pediatra alerta para cuidados com crianças

A falta de vacinas ameaça o aumento de doenças graves, especialmente entre crianças.

A vacina contra a Varicela, para prevenção da catapora, está indisponível em 1.210 municípios brasileiros, incluindo Santa Catarina.

A imunização contra a Covid infantil e a vacina Meningocócica C também estão em falta, com períodos de desabastecimento de 30 e 90 dias, respectivamente.

“É importante lembrar que a vacinação foi um dos eixos do desfile de 7 de setembro deste ano. Apesar disso, o que verificamos, infelizmente, foi a falta de imunizantes essenciais há mais de 30 dias na maioria das cidades pesquisadas e ainda o risco de retorno de doenças graves, como a paralisia infantil”, alertou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Leia a íntegra da nota enviada pela SES

“A compra e distribuição de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação é de responsabilidade do Ministério da Saúde, conforme definido em legislação federal. Às Secretarias Estaduais de Saúde compete o recebimento dos imunobiológicos e envio aos municípios, o que ocorre sem nenhuma intercorrência no Estado de Santa Catarina.

O Ministério da Saúde disponibiliza um relatório com informações sobre a distribuição das vacinas através do link. O último relatório publicado se refere às informações do mês de agosto.

A SES/SC também acompanha a regularidade do envio junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), sendo que o Ministério da Saúde informou que para o mês de setembro há atendimento parcial dos seguintes imunobiológicos:

  • Imunoglobulina Antirrábica Humana
  • Vacina Hepatite “A” (Rotina Pediátrica)
  • Vacina Meningocócica ACWY
  • Vacina Dupla Adulto (dT)
  • Vacina Hepatite B
  • Vacina Tríplice Viral
  • Vacina Meningocócica C
  • Vacina Tetra viral
  • Vacina Covid-19 XBB

E desabastecimento total de:

  • Imunoglobulina anti-hepatite B 100 UI
  • Vacina Varicela
  • Vacina DTP
  • Vacina Febre Amarela
  • Vacina DTPa acelular (CRIE)
  • Vacina HPV

Cabe reforçar que a SES/SC continua realizando os pedidos aos Ministério da Saúde visando a atender todas as demandas dos municípios, mas é necessário que o ente federal garanta o fornecimento adequado dos imunobiológicos para atender as pessoas conforme a indicação de vacinação do Calendário Nacional”, explica a secretaria em nota.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Silvia Helena Zatta

Recent Posts

Previsão do Tempo: Santa Catarina com nebulosidade e retorno da chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira (20) apresenta a formação de uma nova…

6 horas ago

SC intensifica defesa sanitária após foco de Influenza Aviária no RS

Diante da confirmação de um foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no município…

6 horas ago

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas de oportunidades de trabalho em várias…

6 horas ago

Sessão de Negócios na Unoesc Videira abre espaço para networking empresarial

A Unoesc, universidade comunitária com presença marcante no Oeste de Santa Catarina, promoverá uma Sessão…

7 horas ago

Conflito conjugal leva casal de Calmon à Delegacia

Na madrugada de sábado, 17 de maio, um conflito conjugal mobilizou a Polícia Militar em…

7 horas ago

Selmir Bodanese é reconduzido à presidência do MDB em Rio das Antas

Em uma noite histórica para o MDB de Rio das Antas, a Câmara Municipal foi…

7 horas ago

This website uses cookies.