Foto: Divulgação
Santa Catarina enfrenta um cenário preocupante na saúde pública, com 97,51% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos ocupados. Dos 964 leitos disponíveis para pessoas com 15 anos ou mais, apenas 24 estão livres, conforme dados atualizados nesta terça-feira (29) pelo Centro de Informações Estratégicas para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges). Essa alta demanda ocorre devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e à baixa cobertura vacinal contra a gripe no estado.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Nas macrorregiões do Foz do Rio Itajaí, Vale do Itajaí e Grande Oeste, a taxa de ocupação já é de 100%. No Planalto Norte, Nordeste e Serra Catarinense, os leitos de UTI para adultos ultrapassam os 98% de ocupação.
Na Grande Florianópolis, a taxa está em 97,39%, e no Sul, 96,97%. No Meio-Oeste, o número é de 90,18%.
Em relação aos leitos de UTI neonatal, a taxa de ocupação em Santa Catarina é de 87,59%. No estado, dos 290 leitos ativos, há apenas 36 disponíveis para este público.
Veja também
Câmara votará ampliação da isenção do imposto de renda apenas em setembro
Ibiam intensifica combate à dengue e reforça cuidados com a saúde
Na microrregião do Foz do Rio Itajaí, a ocupação é de 100%. Para o público infantil, de acordo com o Cieges, 74,19% das unidades estão ocupadas.
A Secretaria de Saúde informou que Santa Catarina vem ampliando a rede de UTIs nos últimos anos e ainda há previsão de abertura de outros 30 leitos em regiões como o Vale do Itajaí e o Norte do Estado.
Santa Catarina já registrou mais de 2 mil casos de SRAG neste ano e 48 mortes. As regiões que mais apresentam casos e óbitos por vírus respiratórios são Florianópolis, Itajaí e Joinville.
Os sintomas são febre, tosse, dor de garganta e dores nas articulações, musculares ou de cabeça.
Entre os dias 1° e 22 de abril, 286 crianças foram internadas em dois hospitais de Santa Catarina devido às doenças respiratórias.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), durante o período mencionado, foram hospitalizados 222 pacientes nos leitos de enfermaria e 64 nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) dos hospitais Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, e o Jeser Amarante Faria, em Joinville.
Ambos pertencem ao governo do Estado.
Segundo a SES, o índice da cobertura vacinal contra a gripe em Santa Catarina estava em 17,13% para o público-alvo (crianças, gestantes e idosos) na última atualização divulgada na sexta-feira (25).
Apesar do número ser maior do que a média nacional, que é de 14,18%, a pasta informou que eles precisam continuar crescendo.
Ao todo, 520.409 doses da vacina foram aplicadas no território catarinense. A campanha de vacinação contra a influenza iniciou no dia 7 de abril para a população-alvo nos 295 municípios.
A faixa etária que mais se vacinou foram os idosos: 132 mil, entre 60 e 69 anos; 105 mil, entre 70 e 79 anos; e 44 mil, nos maiores de 80 anos. Já nas crianças, entre 2 e 6 anos, cerca de 35 mil foram imunizadas.
“Nossa meta com a Campanha Vacinal é atingir em Santa Catarina mais de 2 milhões de pessoas. O foco é continuar a imunizar população dos grupos prioritários para atingir ao menos 90% desse público. Queremos evitar as internações e o agravamento das doenças respiratórias”, destaca João Augusto Fuck, diretor da Dive.
A vacina contra a gripe oferecida na rede pública de saúde é a trivalente. Ela protege contra os principais vírus influenza em circulação no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.
A SES ressalta que a dose não causa gripe e pode ser aplicada simultaneamente com outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
A partir de 10 de maio, a vacinação será aberta para toda a população. A vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde.
Nossas Redes Sociais
A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira (30) indica que há condições para a…
A presidente da CDL Caçador, Leila Romão, participou entre os dias 25 e 27 de…
A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) realizou nesta terça-feira (29) o primeiro Café da Manhã…
Não é todo dia que encontramos um presente que diz tanto sem precisar de palavras.…
O município de Ibiam, em Santa Catarina, tem adotado medidas rigorosas para combater a proliferação…
This website uses cookies.