Ícone do site PortalRBV

Adolescentes de 10 a 14 anos já podem se vacinar contra dengue em Videira

Adolescentes de 10 a 14 anos já podem se vacinar contra dengue em Videira

Foto: Reprodução

A vacina contra o vírus da dengue já está disponível nas salas de vacina de Videira e dos municípios da região de saúde, atendendo inicialmente os adolescentes de 10 a 14 anos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Lucas Ribeiro, enfermeiro da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, explica que o imunizante faz parte do Calendário Nacional de Imunização e será distribuído gradativamente.

“Nesse primeiro momento, chegaram aproximadamente 20% do total dessa população, e a cada semana novas doses são recebidas para que todos os adolescentes possam ser vacinados”, afirmou.

A primeira dose é aplicada no momento da procura pelo atendimento, e a segunda dose é feita 90 dias depois.

As salas de vacina de Videira disponíveis para essa vacinação são o PAM, além dos postos de saúde do De Carli e do Amarante.

Lucas reforça que a dengue é uma doença grave, mais comum no verão e em dias mais quentes, e que pode levar à morte. Por isso, é importante aproveitar a disponibilidade da vacina pelo SUS e levar os filhos às unidades de saúde.

Detalhes sobre a vacina e distribuição

A vacina atualmente aplicada foi importada e adquirida pelo Ministério da Saúde, e já é utilizada em clínicas particulares no Brasil.

No ano passado, alguns municípios de Santa Catarina aplicaram doses em adolescentes de 15 a 16 anos, mas nesta fase, a campanha segue a faixa etária de 10 a 14 anos, garantindo que todos recebam as duas doses necessárias.

Lucas ainda destaca que, no futuro, a vacina poderá ser expandida para outras faixas etárias, similar ao que acontece com a vacina contra a gripe.

Além disso, o Instituto Butantan está desenvolvendo uma vacina nacional de dengue, que será de dose única e poderá beneficiar profissionais de saúde e, posteriormente, a população em geral.

No momento, ainda não há previsão de distribuição desta versão nacional, mas a expectativa é que a faixa etária atendida seja ampliada em breve.

Lucas Ribeiro reforça: “Essas vacinas são uma oportunidade de proteger nossos adolescentes contra uma doença grave e prevalente, garantindo mais saúde e segurança para toda a comunidade”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile