Anvisa aprova primeiro concorrente nacional do Ozempic no Brasil

A liberação marca o primeiro concorrente nacional após o fim da patente da Novo Nordisk no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do Ozivy, medicamento à base de semaglutida produzido pela farmacêutica EMS. A decisão marca um avanço importante no mercado brasileiro, já que se trata do primeiro concorrente nacional autorizado após o fim da patente da substância no país.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A semaglutida é o princípio ativo utilizado em medicamentos amplamente conhecidos, como o Ozempic, indicado para diabetes tipo 2, e o Wegovy, voltado ao tratamento da obesidade.

Publicidade

Com a expiração da patente da Novo Nordisk, em março deste ano, outras empresas passaram a disputar espaço em um setor que movimenta bilhões de reais e ganhou grande visibilidade com as chamadas “canetas emagrecedoras”.

Registro segue modelo de desenvolvimento abreviado

De acordo com a Anvisa, o Ozivy foi registrado como medicamento novo dentro da modalidade de desenvolvimento abreviado. Esse tipo de processo é aplicado a produtos que utilizam substâncias já conhecidas, mas que ainda precisam comprovar qualidade, segurança e eficácia junto à agência reguladora.

A aprovação ocorreu após meses de análise técnica. Até então, nenhum outro produto à base de semaglutida havia recebido autorização para comercialização no Brasil após o fim da patente. Em etapas anteriores, alguns pedidos chegaram a ser negados por falhas na documentação e na comprovação de requisitos exigidos.

O novo medicamento foi aprovado em forma de solução injetável para aplicação subcutânea, disponibilizado em diferentes apresentações com canetas aplicadoras e agulhas.

Mercado bilionário entra em nova fase de concorrência

A liberação do Ozivy ocorre em meio a uma corrida da indústria farmacêutica para ocupar o espaço deixado pela exclusividade da patente. Segundo dados já divulgados, ao menos 17 pedidos relacionados a medicamentos à base de semaglutida estavam em análise na Anvisa.

O interesse das empresas começou ainda em 2023, antecipando a abertura do mercado. A própria agência reforçou que os produtos passam por avaliação rigorosa, devido à complexidade da molécula, que exige estudos específicos de segurança e controle de qualidade.

Anvisa aprova primeiro concorrente nacional do Ozempic no Brasil
Foto: Divulgação

Especialistas da Anvisa já destacaram que a semaglutida envolve características próximas de substâncias biológicas, o que aumenta o nível de exigência regulatória no processo de aprovação.

Lançamento ainda não tem data definida

Apesar do registro aprovado, o Ozivy ainda não tem data de chegada ao mercado. A EMS precisa concluir etapas comerciais e logísticas, como definição de preço, produção inicial e distribuição para farmácias.

O medicamento recebeu registro válido até junho de 2036 e foi aprovado em diferentes apresentações de solução injetável, variando volumes e formas de embalagem.

Concorrência pode impactar preços no futuro

Com a entrada de novos fabricantes, a expectativa do mercado é de aumento da concorrência e possível redução gradual dos preços ao longo dos próximos anos. No entanto, a semaglutida não possui versões genéricas tradicionais, já que exige processos mais complexos de desenvolvimento e comprovação de equivalência.

Enquanto isso, o setor segue em expansão, impulsionado pela alta demanda por tratamentos relacionados à diabetes e obesidade, além do crescimento do interesse por medicamentos injetáveis de ação metabólica.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Preço dos alimentos recua pela primeira vez em 2026, aponta IBGE

O preço dos alimentos apresentou a primeira queda de...

Polícia Civil prende suspeita de matar idoso em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina prendeu uma jovem...

Sete jogadores são suspensos por suspeita de manipulação de resultados na Série B do Catarinense

Sete jogadores do Sport Club Jaraguá foram suspensos preventivamente...

Passageiro é sugado para fora após janela quebrar em pleno voo

Momentos de desespero marcaram um voo da companhia aérea...

Sicredi lança Plano Safra 2026/2027 e reforça apoio ao desenvolvimento do agronegócio

O Sicredi deu mais um importante passo em apoio...

Família perde tudo em incêndio e precisa da ajuda da comunidade

Uma família do interior de Ibiam vive um dos...

Confraria do Rock de Caçador entrega doações arrecadadas em campanha solidária

A Associação Confraria do Rock de Caçador realizou nesta...