Anvisa proíbe uso de termômetros com mercúrio no Brasil

A medida visa garantir a segurança da saúde pública e a proteção ambiental

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a proibição da fabricação, importação, comercialização e uso de termômetros e esfigmomanômetros com coluna de mercúrio em todo o Brasil. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira, 24 de setembro.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os equipamentos afetados são aqueles que utilizam mercúrio para aferir temperatura corporal e pressão arterial, sendo amplamente utilizados em diagnósticos de saúde.

Publicidade

A resolução, no entanto, não se aplica a produtos destinados à pesquisa, calibração de instrumentos ou uso como padrão de referência.

Além da proibição, a Anvisa estabelece que os termômetros e esfigmomanômetros retirados de uso devem ser descartados seguindo as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, definidas pela agência em 2018.

Veja também

Anvisa determina recolhimento de lotes de balas Dori contaminados por salmonella

Anvisa determina recolhimento de lotes de detergentes Ypê

O descumprimento dessa norma é considerado uma infração sanitária, sujeita a sanções civis, administrativas e penais.

Redução o uso de mercúrio

Essa ação da Anvisa atende a uma iniciativa regulatória aprovada em 2022, que visa reduzir o uso de mercúrio, em cumprimento à Convenção de Minamata, assinada pelo Brasil em 2013.

A convenção estabelece que o uso de mercúrio deve ser progressivamente reduzido até 2020.

Embora o mercúrio não represente um risco imediato para usuários de termômetros e medidores de pressão, a Anvisa alerta que ele se torna um agente tóxico no meio ambiente quando descartado de forma inadequada.

A agência destaca que já existem alternativas no mercado, como termômetros e esfigmomanômetros digitais, que possuem a mesma precisão e indicam a mesma eficácia clínica.

Esses dispositivos são avaliados pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e são mais sustentáveis.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Agência Brasil

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Comarca de Videira doa veículo para Iomerê

A comarca de Videira realizou a entrega de um...

Frente fria aumenta instabilidade em Santa Catarina nesta quinta-feira

A chegada de uma nova frente fria aumenta a...

STF deve julgar revisão criminal de Bolsonaro após segundo turno

O Supremo Tribunal Federal decidiu aguardar o fim do pleito eleitoral para analisar a revisão criminal da condenação do ex-presidente.

Resultado do primeiro turno expõe posicionamento político predominante do centro-oeste catarinense

Muito embora ainda não finalizada em definitivo, as eleições...

Governo bloqueia mais de 13 mil sites de apostas ilegais no país

Ministério da Fazenda aponta bloqueio de milhares de plataformas irregulares e detalha devolução de saldos.

Futsal Só Down de Videira disputa amistosos inclusivos no Sul catarinense

Equipe de Videira viaja para o litoral catarinense para realizar partidas de integração e promover a inclusão por meio do esporte.

Família busca ajuda para menina caçadorense tratar paralisia

A família de Alana Paiano Ribeiro, de 11 anos,...