Brasil recupera certificado de país livre de sarampo, rubéola e SRC

A recertificação do Brasil torna a região das Américas a única do mundo livre do sarampo

O Brasil recuperou o certificado de país livre de sarampo, rubéola e Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), perdido em 2019. A conquista foi anunciada pelo diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em evento realizado nesta terça-feira (12), em Brasília. A ministra comemorou a vitória, destacando o empenho dos vacinadores e da população.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A recertificação é resultado de um esforço conjunto para ampliar a vacinação e impedir a disseminação do sarampo. O Brasil manteve uma cobertura vacinal crescente, superando as dificuldades enfrentadas por um país com desigualdades regionais.

Publicidade

Em 2019, o sarampo voltou a circular, o que levou à perda do certificado. Porém, desde 2022, não foram registrados novos casos locais da doença, com todos os casos de 2024 sendo importados.

Em 2023, o país foi elevado de “país endêmico” para “país pendente de reverificação”, e após visitas técnicas da Opas, o Brasil foi novamente certificado. Isso faz com que a região das Américas seja a única do mundo livre do sarampo.

Veja também

Supermercados e farmácias impulsionam alta nas vendas do comércio

Facção criminosa é alvo de operação policial em SC e no PR

Contudo, o diretor da Opas alertou que, devido à circulação do vírus em outras partes do mundo, a vigilância constante e a vacinação continuam sendo essenciais.

O Brasil, que não ultrapassa 90% de cobertura vacinal completa desde 2014, teve avanços nos últimos anos, com 91,2% da população recebendo a primeira dose da vacina e 81,3% completando o esquema vacinal em 2024.

No entanto, é necessário avançar, especialmente com a segunda dose, para garantir a erradicação da doença no país. O imunizante está disponível gratuitamente em toda a rede pública para crianças e adultos não vacinados.

Brasil recupera certificado de país livre de sarampo, rubéola e SRC
Foto: Divulgação

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

“Pix do BRICS” avança para desafiar o domínio global do dólar

O sistema financeiro global, moldado desde a Conferência de...

Médico de Videira é homenageado por participação em podcast de saúde do CRM-SC

O médico Carlos Winck, de Videira, recebeu uma homenagem...

Entre a fé e o perigo: a realidade da Páscoa no mundo

A Páscoa é considerada uma das datas mais importantes...

Capotamento deixa três feridos na madrugada em Videira

Um capotamento registrado na madrugada desta sexta-feira (03), por...

Sexta-feira com risco de chuva isolada antes de melhora no tempo

As instabilidades começam a perder força em Santa Catarina...

Caçador abre vagas para aulas gratuitas de violão

A Prefeitura de Caçador, por meio da Secretaria de...

Acidente envolve três veículos e deixa carro tombado em Videira

Na tarde desta quinta-feira (02), um acidente de trânsito...

Olivide 2026 reúne escolas e jovens talentos de Videira

A partir da próxima segunda-feira (6), Videira recebe a...