Rádios RBV

Menu

Brasil tem 2,4 milhões de pessoas com autismo, segundo o IBGE

Santa Catarina registra mais de 91 mil pessoas com diagnóstico de autismo

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações O Globo

O Censo Demográfico 2022 do IBGE trouxe pela primeira vez dados oficiais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. Segundo os dados divulgados, 2,4 milhões de brasileiros declararam ter recebido diagnóstico de autismo por um profissional de saúde, representando 1,2% da população nacional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A maior prevalência foi observada entre os homens, com 1,4 milhão de casos (1,5% da população masculina), enquanto entre as mulheres, o percentual foi de 0,9%, equivalente a 1 milhão de pessoas.

A faixa etária com maior concentração de diagnósticos é a de 5 a 9 anos, com 264 mil meninos (3,8% da população masculina) e 86 mil meninas (1,3% da população feminina).

Nos grupos etários de 50 a 54 e 60 a 69 anos, as mulheres apresentaram prevalências ligeiramente superiores às dos homens, com diferença de 0,1 ponto percentual.

Por estado

Em termos absolutos, o estado de São Paulo lidera com 548 mil pessoas diagnosticadas com autismo, seguido por Minas Gerais (229 mil), Rio de Janeiro (215 mil) e Bahia (145 mil).

Santa Catarina está na nono lugar no ranking nacional com mais de 91 mil pessoas disgnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em termos proporcionais, os estados do Acre (1,6%) e Amapá (1,5%) têm os maiores percentuais de moradores diagnosticados.

Raças

O levantamento também revelou que o diagnóstico é mais frequente entre pessoas que se declararam brancas (1,3%), o equivalente a 1,1 milhão de brasileiros.

Entre as pessoas amarelas, 1,2% possuem diagnóstico de autismo, o que corresponde a 10,3 mil pessoas.

Cerca de 221,7 mil pessoas pretas e 1,1 milhão de pessoas pardas possuem TEA, número que representa 1,1% de cada uma dessas populações.

A menor prevalência está entre os indígenas (0,9%), grupo que teve 11,4 mil pessoas diagnosticadas.

Nível educacional

No âmbito educacional, o Censo também detalhou a presença de pessoas com autismo na escola. Em 2022, a maior parte dos estudantes com diagnóstico declarado de autismo estava concentrada na faixa etária de 6 a 14 anos.

Nessa etapa da educação básica, 70,4% dos meninos e 54,6% das meninas com o diagnóstico frequentavam a escola.

Entre os estudantes em geral, esse grupo etário representava 55,4% dos homens e 51,3% das mulheres, indicando uma concentração proporcionalmente maior de alunos autistas nessa fase da vida escolar.

Em termos de escolaridade, quase metade (46,1%) dos adultos com 25 anos ou mais com TEA declarou ser sem instrução ou ter o ensino fundamental incompleto.

Na população geral, esse percentual foi de 35,2%. Enquanto 18,4% da população brasileira concluiu o ensino superior, o percentual entre autistas é de 15,7%.

Esses dados representam um avanço significativo para orientar políticas públicas voltadas à população com Transtorno do Espectro Autista, conforme destacado pelo IBGE.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Cancha de bocha do Parque Central será restaurada

A Prefeitura de Caçador iniciou esta semana as obras...

Olho seco: causas, sintomas e tratamentos eficazes

Sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão e até...

Avaí/Kindermann busca terceira vitória seguida na Série A-2

O Avaí/Kindermann volta a campo neste sábado (24) com...

Encontro de Corais reúne 330 cantores em Arroio Trinta neste sábado

O Coral Municipal de Arroio Trinta realiza neste sábado,...

Secretário Silvio Dreveck visita Tangará e ouve lideranças

O município de Tangará recebeu, nesta sexta-feira (23), a...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva perdendo força

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Ministério Público denuncia político de Videira por abuso e ofensas

Um vereador do município de Videira, em Santa Catarina,...

Cheiro de roupa de lavanderia: 5 macetes para deixar suas peças com o mesmo perfume

Nada como abrir o guarda-roupa e sentir aquele aroma...

Mulher leva bebê reborn para vacinar em posto de saúde de SC

Uma situação inusitada gerou confusão em uma Unidade Básica...

Outros Tópicos Interessantes