Brasil tem alta em testes positivos de Covid após desembarque da Éris

A alta na taxa de diagnósticos positivos de Covid coincide com a confirmação da subvariante do coronavírus no país

Com o surgimento e chegada de uma nova subvariante de Covid-19, chamada Éris, o Brasil enfrenta uma alta na taxa de testes positivos da doença. As informações são baseadas nos estudos da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e do Instituto Todos pela Saúde (ITpS).

No Brasil, o primeiro caso relacionado à cepa Éris foi notificado na quinta-feira (17). A pesquisa da Abramed revelou que a taxa de testes positivos de Covid-19 na segunda semana de agosto, que vai do dia 12 a 18, era de 13,8%. Esse número entra em contraste com o diagnóstico da última semana de julho, que tinha uma taxa de 6,3%. A variação é de quase 7,5 pontos percentuais (p.p).

Já na pesquisa do ITpS, o registrado foi de 15,3% em agosto e 7%, no mesmo período avaliado. A variação entre as semanas é de 8,3 p.p. O detalhe é que os percentuais de testes positivos são mais comuns em pessoas de 49 a 59 anos, que representam 21,4% dos resultados.

Publicidade

De acordo com dados do painel de coronavírus no Brasil, do Ministério da Saúde, mais de 37,7 milhões de brasileiros foram infectados com o vírus, e mais de 705 mil pessoas acabaram mortas pela doença, que tem uma taxa de letalidade atual de 1,9% no país.

A EG.5, também conhecida como subvariante Eris, foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante de interesse, mas ainda não é vista por virologistas ou pela própria OMS como uma ameaça concreta à população. Até então, não foi comprovado se ela pode mudar a gravidade da doença. Éris afeta principalmente o trato respiratório superior, causando coriza, dor de garganta e outros sintomas semelhantes aos de um resfriado — como foi observado em outras linhagens da Ômicron.

Cuidados com a Covid

Os protocolos de cuidado continuam os mesmos: manter todas as doses de vacinação contra Covid-19 em dia, bem como a higiene e a utilização de máscaras em locais públicos – principalmente se você é um dos grupos de risco, em busca da imunidade de rebanho.

Fonte:
Fonte: Metrópoles

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Devoluções da Câmara ao Executivo já somam R$ 2,1 milhões em 2026

O presidente da Câmara Municipal de Caçador, Jonatas Maia...

Caminhonete com registro de furto em Ibiam é encontrada incendiada

Uma caminhonete com registro de furto/roubo em Ibiam foi...

Cerca de 1,8 mil garrafas de whisky são furtadas após carga cair de carreta em SC

Cerca de 1,8 mil garrafas de whisky foram furtadas...

Visan explica aumento de pontos abertos para reparos e demora na repavimentação das ruas

Quem circula por Videira pode ter percebido o aumento...

Trio de Videira fatura torneio de Vôlei de Praia em Itajaí

O trio de Videira formado por Tiago Schneider, Wagner...

Ameaça de morte contra crianças em três creches mobiliza polícia no Meio-Oeste

Uma ameaça de ataque contra três creches de Piratuba...

RBV Notícias Videira e Tangará – 18/08/2026 – Edição 1618

https://www.youtube.com/watch?v=uMYnpVIxHns