O deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT) promove nesta sexta-feira (14), em Caçador, a quinta edição do Seminário Regional “Cannabis em Defesa da Vida: Uso Medicinal”, um evento que tem como objetivo aprofundar o diálogo sobre o uso terapêutico da planta. O encontro acontece às 19h, no Salão da Catedral, e promete reunir especialistas, pacientes e comunidade interessada em compreender os benefícios dos medicamentos derivados da cannabis.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Padre Pedro explica que o evento busca aproximar conhecimento científico e experiência prática.
“Queremos compartilhar informações, experiências e saberes com a população, com a participação de estudiosos sobre o tema e de pessoas que já usam os medicamentos”, afirmou o parlamentar.
A programação contará com a médica anestesista Francieli Rech, especialista em dor crônica, e Pedro Sabaciauskis, fundador da Santa Cannabis, associação que presta apoio a pacientes em tratamento com produtos à base da planta. Eles irão abordar o avanço dos estudos e os resultados obtidos em tratamentos com cannabis medicinal.
Veja também
Safra catarinense de milho projeta segundo melhor rendimento da história
Novas regras para vale-refeição: veja como as mudanças impactam você
Até o momento, quatro edições do seminário já foram realizadas em São Miguel do Oeste, Xanxerê, Tubarão e Laguna, reunindo centenas de participantes.
Além de Caçador, estão programadas novas edições em Chapecó, no dia 28 de novembro, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e em Campo Erê, no dia 29 de novembro.
Padre Pedro reforça a importância do debate para ampliar o acesso à informação.
“Somos um dos autores da lei que determina a distribuição gratuita desses medicamentos à base de cannabis pelo SUS em todo o estado. Por isso incentivamos o debate para ampliar o conhecimento dos catarinenses sobre o tema. Já existem estudos e muito conhecimento a respeito dos medicamentos derivados da cannabis que temos de conhecer para saber que podem ter ótimos resultados no tratamento de muitas doenças que trazem dor ao nosso povo”, destacou.
O seminário é aberto ao público e pretende ser um espaço de aprendizado, troca de experiências e conscientização sobre o potencial terapêutico da cannabis, reforçando a importância da informação e da empatia no cuidado com a saúde.

