Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Câncer de próstata atinge 1,7 mil homens catarinenses por ano

Em 2023, o Brasil registrou 71.730 casos de câncer de próstata

O câncer de próstata atinge cerca de 1,7 mil homens em Santa Catarina anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). No estado, é o tipo de câncer mais comum entre os homens, com uma taxa de 45,6 casos para cada 100 mil habitantes, número inferior à média nacional de 67,8 casos para cada 100 mil habitantes.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em nível nacional, o câncer de próstata representa 30% dos casos de câncer diagnosticados em homens, totalizando 71.730 registros em 2023. Esse cenário destaca a importância de exames preventivos, especialmente durante o “Novembro Azul”, mês dedicado à conscientização sobre a doença.

Publicidade

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que apenas 32% dos homens com mais de 40 anos demonstram preocupação com a própria saúde. Além disso, 46% só procuram ajuda médica ao sentirem sintomas. Esse percentual aumenta para 58% entre homens que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda assim, metade dos homens entrevistados relataram sentir medo ou ansiedade em relação a questões de saúde.

Em um levantamento feito pelo Laboratório Santa Luzia/Dasa, localizado na Grande Florianópolis, apenas 40% dos exames realizados nas mais de 30 unidades são de pacientes homens.

Veja também

Novo feriado nacional é celebrado em novembro

Consumo nos supermercados cresce 2,52% no acumulado do ano

A patologista Annelise Wengerkievicz Lopes reforça a importância dos exames de rotina após os 40 anos, destacando a relevância do monitoramento cardiovascular e da prevenção ao câncer de próstata a partir dessa idade.

“Os exames de rotina devem fazer parte da vida do homem em todas as fases, mas, a partir dos 40 anos, a saúde cardiovascular e a prevenção ao câncer de próstata ganham maior relevância”, comenta Lopes.

A partir dos 45 anos, exames preventivos se tornam indispensáveis, incluindo avaliações para câncer de próstata e intestino. Segundo Lopes, a detecção precoce é essencial para o sucesso do tratamento.

“Com exames de rotina, é possível identificar doenças precocemente, facilitando o tratamento e aumentando as chances de cura”, explica a médica.

Fatores de risco e diagnóstico

O Ministério da Saúde aponta a idade avançada como o principal fator de risco para o câncer de próstata, afetando principalmente homens com mais de 60 anos, ou aqueles com histórico familiar de câncer antes dessa idade, além de pessoas obesas.

Para o diagnóstico do câncer de próstata, os exames recomendados são o PSA e o toque retal. O PSA mede o nível do antígeno prostático específico no sangue, enquanto o toque retal avalia o tamanho, volume e textura da próstata.

Ambos são fundamentais para identificar sinais precoces e garantir intervenções rápidas quando necessário.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Videira: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Videira e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Caçador: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Caçador e região somam dezenas...

Mais Lidas da semana

Três homens são presos por tráfico de drogas em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Polícia Militar explica ocorrência de dano e tumulto no bairro Martello

Na noite de sábado (18), a Polícia Militar de...

Mulher é perseguida pelo companheiro e busca ajuda policial

Na noite de sexta-feira (17), a Polícia Militar foi...

Ex-servidor público se finge de morto e foge da prisão

O ex-servidor da Prefeitura de São Paulo, Arnaldo Augusto...

Pai agride professor com nove socos após bronca por celular

Um professor de 53 anos foi brutalmente agredido dentro...

Outros Tópicos Interessantes