Ícone do site PortalRBV

Capacitação do SAMU em Videira aprimora atendimento de condutores socorristas 

Pedestre fica em estado grave após atropelamento em Caçador

Foto: Divulgação

Videira foi sede nesta semana para uma importante capacitação do SAMU, que visa aprimorar o atendimento de condutores socorristas. A capacitação reúne cerca de 40 profissionais das regiões do Meio-Oeste e Planalto Serrano e tem como foco o aprimoramento das técnicas de condução segura e atendimento pré-hospitalar.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As atividades acontecem no Parque da Uva e seguem até quinta-feira, das 8h às 17h. O treinamento inclui aulas práticas, simulações realísticas de emergência, testes de percepção e circuitos de direção que desafiam as habilidades dos participantes em situações de risco.

Segundo Dionísio Medeiros, da Coordenação Estadual do SAMU, o objetivo principal da iniciativa é garantir mais segurança no atendimento à população.

“Estamos aqui em Videira com o compromisso de formar equipes preparadas, que atuem com agilidade, responsabilidade e segurança — esse é o principal foco do nosso serviço”

A capacitação faz parte de um projeto estadual contínuo que visa qualificar os profissionais das 30 unidades de suporte avançado de Santa Catarina. De acordo com Carla Birolo, diretora-geral do SAMU FAES, a proposta é levar educação permanente a todas as regiões.

“Esse é um projeto que se renova anualmente, com foco total na segurança do paciente e da equipe. É preciso chegar rápido, sim, mas principalmente com responsabilidade, respeitando as leis de trânsito”

Além da formação técnica, o SAMU tem investido fortemente em tecnologia. Nos últimos meses, foram entregues reanimadores automáticos para todas as ambulâncias. Novos equipamentos, com investimento estimado em R$ 2 milhões, devem ser distribuídos ainda no próximo mês.

Para os profissionais, como o condutor socorrista Paulo, o treinamento reforça o papel essencial que esses servidores desempenham.

“Nós não somos apenas motoristas. Atuamos ao lado de médicos e enfermeiros nos atendimentos, desde a sinalização de emergência até a intubação e administração de medicações. Eventos como este nos ajudam a falar a mesma língua em todo o estado”

Durante o evento, os participantes também utilizam óculos simuladores que demonstram os efeitos de álcool e drogas na percepção visual, além de técnicas específicas de segurança em acidentes de trânsito e deslocamento de ambulâncias com menor impacto ao paciente.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Sair da versão mobile