Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Circulação do VSR aumenta e acende alerta para bronquiolite

Vírus VSR causa 80% das bronquiolites em bebês. Cuidados e prevenção são essenciais durante o outono e inverno no Sul do Brasil

A bronquiolite por VSR (vírus sincicial respiratório) é uma das principais causas de internação entre bebês e crianças com menos de dois anos, especialmente na região Sul do Brasil, onde a circulação do vírus aumenta significativamente entre os meses de abril e agosto. O VSR é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e por 60% das pneumonias nessa faixa etária, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Essa infecção respiratória atinge os bronquíolos — pequenas vias aéreas dos pulmões — causando inflamação, acúmulo de muco e dificuldade para respirar, principalmente em recém-nascidos e prematuros. Crianças com doenças cardíacas congênitas ou displasia broncopulmonar também fazem parte do grupo de risco.

Publicidade

Sintomas da bronquiolite por VSR

Os sintomas mais comuns da bronquiolite por VSR incluem tosse com chiado, febre, respiração acelerada, esforço respiratório (com afundamento do peito), narinas dilatadas e, em casos mais graves, coloração arroxeada ao redor da boca e das unhas.

Segundo o pediatra Amarildo Moro Ribas, “a grande maioria dos casos de bronquiolite aguda não precisa de tratamento específico. O corpo combate o vírus em cerca de uma semana.” Ele explica que o cuidado está em manter a hidratação, alimentação, higiene nasal e em alguns casos é indicada a fisioterapia respiratória.

Todavia o alerta é para o risco de evolução rápida em alguns quadros, que podem exigir internação e até suporte respiratório em UTI.

Circulação do VSR aumenta e acende alerta para bronquiolite
Circulação do VSR aumenta e acende alerta para bronquiolite (Foto: Divulgação)

Como prevenir a bronquiolite por VSR

A prevenção da bronquiolite por VSR começa com medidas simples: lavar bem as mãos antes de tocar na criança, manter os ambientes ventilados, higienizar brinquedos e mamadeiras e evitar contato com pessoas gripadas. Também é essencial proteger os pequenos de fumaça de cigarro e poluição. A amamentação e a vacinação em dia reforçam o sistema imunológico do bebê.

Imunização e avanços contra o VSR

Mesmo sem uma vacina específica para os bebês na rede pública, novas estratégias estão em andamento. Uma delas é a vacina Abrysvo, destinada às gestantes entre a 24ª e a 36ª semana. “Ela protege o bebê nos primeiros meses de vida por meio da transferência de anticorpos pela placenta”, explica o Dr. Amarildo Ribas. Por enquanto, está disponível apenas na rede privada.

Outra inovação é o anticorpo monoclonal nirsevimabe, que pode ser aplicado logo após o nascimento ou em qualquer fase da vida e é eficaz por até um ano. “Ele reduz em até 90% as internações por bronquiolite causada pelo VSR”, destaca o pediatra. A expectativa é que seja incorporado ao SUS nos próximos anos.

Já o palivizumabe, disponível no SUS, é direcionado a prematuros extremos e bebês com comorbidades. São cinco aplicações realizadas nos meses de maior circulação do VSR, de abril a agosto.

Está em estudos também a combinação da vacinação de gestantes contra o VSR e a utilização de nirsevimabe em bebês, especialmente prematuros.

Fique atento: informação também protege

A bronquiolite por VSR pode evoluir rapidamente e causar complicações graves. Por isso, o acompanhamento pediátrico e a orientação adequada são fundamentais. “Se surgirem sintomas como respiração acelerada, dificuldade para mamar ou sinais de cansaço, é essencial procurar atendimento médico o quanto antes”, orienta o Dr. Amarildo.

Enquanto os novos imunizantes não chegam à rede pública, a informação é a principal ferramenta de prevenção. Estar atento aos sinais e agir rápido pode salvar vidas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Regional de Educação de Videira dá boas-vindas a quase 7 mil alunos em 2026

O ano letivo 2026 começou nesta quinta-feira, 19 de...

Prazo para emitir o Alvará de Funcionamento em Iomerê termina em março

A Prefeitura de Iomerê, por meio da Secretaria de...

Ministério Público recorre da absolvição de ex-vereadora que matou o marido

O caso registrado no município de Paial, no Oeste...

Hospital Divino Salvador recebe R$ 180 mil em emenda do deputado Padre Pedro Baldissera

O Hospital Divino Salvador, em Videira, foi beneficiado com...

Celesc agora permite pagar fatura com cartão e em até 21 vezes

A Celesc avançou significativamente em sua jornada de transformação...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Menina de 5 anos esquecida dentro de carro é internada em estado grave

Uma menina de 5 anos passou por um quadro...

Temporal provoca destelhamentos e danos em Iomerê

Um forte temporal com ventos intensos atingiu a cidade...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Outros Tópicos Interessantes