Rádios RBV

Conselho de Medicina implementa novas regras para a cirurgia bariátrica

Entre 2020 e 2024, o país realizou cerca de 291 mil procedimentos bariátrico

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou recentemente as novas diretrizes que regulamentam a cirurgia bariátrica no Brasil. As atualizações ampliam significativamente o acesso ao procedimento, beneficiando pacientes com índice de massa corporal (IMC) mais baixo e adolescentes. Com isso, o tratamento cirúrgico da obesidade e das doenças associadas ganha novas possibilidades e maior alcance.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) revelou que, entre 2020 e 2024, o país realizou cerca de 291 mil procedimentos bariátricos. Esse número reforça a importância do tema para a saúde pública.

As mudanças divulgadas na terça-feira (20) se baseiam em evidências científicas que comprovam a eficácia e segurança da cirurgia em um público mais diversificado.

IMC mínimo reduzido e mais comorbidades incluídas

Entre os pontos mais relevantes está a redução do IMC mínimo necessário para realizar a cirurgia. Agora, pacientes com IMC entre 30 e 35 podem ser elegíveis, desde que apresentem doenças associadas. Antes, a exigência era um IMC superior a 35.

Para entender melhor, o IMC é calculado dividindo o peso em quilos pela altura ao quadrado. Um IMC entre 25 e 29,9 indica sobrepeso. Acima de 30, configura-se obesidade grau I.

Além disso, as novas regras eliminaram restrições relacionadas ao tempo de diagnóstico de doenças, como o diabetes tipo 2. Antes, só podiam operar pessoas diagnosticadas há até 10 anos, com idade entre 30 e 70 anos. Agora, não há mais limitação de tempo ou faixa etária.

Comorbidades

A lista de comorbidades que autorizam a cirurgia foi ampliada. Entre elas:

  • Diabetes tipo 2
  • Doença cardiovascular grave
  • Apneia do sono em estágio severo
  • Doença renal crônica em fase inicial
  • Doença hepática gordurosa
  • Refluxo gastroesofágico persistente
  • Adolescência e cirurgia: novas possibilidades

Adolescentes

Outra mudança significativa envolve os adolescentes. Com as novas diretrizes, jovens a partir de 14 anos podem ser considerados para o procedimento. No entanto, é necessário que apresentem obesidade grave (IMC acima de 40), associada a complicações clínicas.

Anteriormente, a idade mínima era 16 anos.

Entre os 16 e 18 anos, adolescentes agora seguem os mesmos critérios exigidos para adultos, o que inclui IMC mínimo e presença de comorbidades.

O presidente da SBCBM, Juliano Canavarros, comemorou os avanços. Segundo ele:

“A gente conseguiu bons resultados em estudos que mostram que esse tipo de cirurgia não afeta o desenvolvimento nessa fase da adolescência…”

Para Canavarros, esse é um passo essencial para prevenir que jovens cheguem à vida adulta com doenças crônicas decorrentes da obesidade.

Cirurgias alternativas ganham espaço

As novas normas do CFM também passaram a reconhecer procedimentos cirúrgicos alternativos.

Essas técnicas serão indicadas principalmente para casos de cirurgia revisional, ou seja, quando há necessidade de ajustar um procedimento anterior.

Técnicas agora reconhecidas estão

  • Duodenal switch com gastrectomia vertical
  • Bypass gástrico com anastomose única
  • Gastrectomia vertical com anastomose duodeno-ileal
  • Gastrectomia vertical com bipartição do trânsito intestinal

Para o presidente da SBCBM, a inclusão desses modelos permitirá abordagens mais personalizadas.

“A gente tem abordagens que são melhores para alguns pacientes do que outros…”

Essa diversidade de opções trará mais liberdade aos médicos e permitirá tratamentos mais eficazes, com base no perfil individual de cada paciente.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Justiça condena cinco envolvidos na Operação Patrola em Tangará

Na comarca de Tangará, cinco indivíduos foram condenados por...

Pontos, manchas e fios na visão? Pode ser moscas volantes!

Você já notou pequenas manchas, pontos pretos ou fios...

Preso em Caçador suspeito de tentativa de homicídio

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Ministério Público mobiliza estudantes em ação ambiental em Videira

A Preservação Ambiental ganhou destaque na Escola de Educação...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com nebulosidade e retorno da chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta terça-feira...

Ministério Público denuncia político de Videira por abuso e ofensas

Um vereador do município de Videira, em Santa Catarina,...

Justiça condena deputada Carla Zambelli a 10 anos de prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou,...

Polícia busca identificar corpo encontrado no Rio do Peixe, em Videira

A Polícia Civil de Santa Catarina busca ajuda da...

Outros Tópicos Interessantes